
Está difícil ter um posicionamento mais concreto da Intel em relação aos problemas com os CPUs Raptor Lake. Em resposta às indagações do The Verge, a empresa afirma que qualquer CPU de 13ª/14ª geração acima de 65w estão suscetíveis aos problemas e afirma que não fará um recall nem pausará as vendas desses produtos.
Baseado nos inúmeros relatos até agora, acreditava-se que somente CPUs topo de linha da série Core i9 fossem os afetados. Porém agora a Intel afirma que CPUs Raptor Lake (e Refresh) acima de 65w, seja das séries K, KF, KS e não K “podem ser afetados pelos problemas de alta tensão“.
A Intel diz ainda que isso “não significa que todos os processadores listados são (ou serão) impactados” pelas instabilidades conhecidas. A companhia reforça que qualquer usuário com um CPU que apresentem os “sintomas de instabilidade“, devem entrar em contato com a assistência da empresa, mesmo aqueles que tiveram o RMA negado anteriormente.

Intel não fará recall dos CPUs Raptor Lake
Nesse tipo de situação, que é grave, um recall é a opção que as empresas costumam escolher, mas não para a Intel. Questionado sobre se a companhia fará um recall, um enfático “não” foi a resposta. Outro “não” foi a resposta em relação a uma paralização nas vendas ou recall com os lojistas.
A atualização de microcode está prevista para o meio de agosto, mas até lá, a dona dos CPUs Raptor Lake diz para os usuário usarem as configurações padrões de fábrica, além de atualizarem a BIOS de suas placas-mãe.
Esse patch será uma “solução preventiva efetiva para os processadores já em serviço“, e eles continuarão trabalhando para chegar na resolução completa do problema.
A Intel está investigando opções para facilmente identificar os processadores afetados ou em risco nos sistemas dos usuários.
Intel

“É possível que o patch entregue alguma melhora na instabilidade para os processadores atualmente impactados“, adiciona.
Garantia não deve ser estendida
A Intel não respondeu as questões do The Verge sobre ampliação da garantia dos processadores Raptor Lake de 13ª/14ª geração e nem qual prova os usuários devem enviar para a empresa quando recorrerem ao RMA.
Em relação aos processadores que ainda não foram para as lojas, esses chegarão já com o patch de microcode aplicado para evitar problemas. Outras respostas da Intel, em relação a garantia de que SKUs mobile não foram afetados e se a empresa divulgará os lotes com problemas de oxidação, foram genéricas sem algo concreto.
Por último, o The Verge linka esse vídeo que a Intel tem recomendado para usuários do Reddit, como uma forma de verificação para encontrar possíveis problemas com os processadores Raptor Lake.
Fonte: The Verge
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