
A Intel enfim falou oficialmente sobre seus planos para seus próximos processadores desktop. Em uma conferência do Goldman Sachs, a empresa confirmou que o refresh para os Arrow Lake está previsto para a primeira metade de 2026, com a arquitetura Nova Lake chegando somente no final do mesmo ano.
Visto que, recentemente, a própria empresa admitiu que os Arrow Lake atuais foram uma decepção, era de se imaginar que a Intel teria mais pressa em introduzir novas gerações, mas eles se dizem confiantes com seu roadmap.

“Nós temos alguns buracos que precisamos preencher na parte de desktop”, declarou John Pitzer, da Intel. “Mas muito francamente, estamos confiantes com o roadmap. (…) Nós teremos um refresh dos Arrow Lake no próximo ano, que vai ajudar a iniciar o processo nos desktops, e depois vamos concluir com Nova Lake quando lançarmos no final do ano que vem, indo para 2027.”
Nova Lake chega antes ou depois dos AMD Zen 6?
A confirmação da Intel para a chegada dos Nova Lake tão tarde em 2026 levanta a possibilidade dos novos processadores da empresa serem lançados depois da geração Zen 6 de sua concorrente AMD.
Comparando gerações atuais, os Ryzen despontaram como a preferência dos jogadores em desktop, e a Intel acredita que pode resolver isso com os Nova Lake baseados no seu processo 18A de fabricação. A janela de lançamento pode ser decisiva para a empresa conseguir promover seus produtos como a alternativa superior em gaming.
De todo modo, não sabemos exatamente quando veremos os primeiros processadores Zen 6. A AMD pretende revelar novidades sobre seu roadmap em novembro.
Arrow Lake Refresh não gera muita expectativa
No segmento desktop, usuários de Intel terão apenas o refresh dos Intel Core 200 para ficar de olho por boa parte de 2026. No entanto, o que tem aparecido em rumores sobre os produtos não empolga muito.

Vazamentos indicam que os novos Arrow Lake terão ganhos modestos de desempenho, com leves melhorias no clock das CPUs que seriam ainda limitadas apenas aos modelos K e KF. Além disso, havia indícios de uma nova NPU que poderia ser mais atraente nos produtos, mas esses rumores já foram desmentidos.
Leia mais:
- Nova Lake chega em 2026 para competir com AMD; Intel revela planos para servidores até 2029
- Socket LGA-1954 para CPUs Intel Nova Lake-S deve ser retrocompatível com coolers atuais
- AMD Zen 6 chega aos notebooks apenas em 2027, indica vazamento de roadmap
Enquanto isso, na parte de notebooks teremos a chegada dos novos Panther Lake, baseados em 18A. Eles poderão oferecer um pouco mais de pistas sobre o que esperar para a chegada dos Nova Lake.
Via: Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções