
O processo 18A da Intel, que vai fazer sua estreia em produtos comerciais nos processadores da geração Panther Lake, tem melhorado seu rendimento em 7% ao mês. A informação vem de John Pitzer, executivo da Intel, que falou do assunto em uma conferência voltada para investidores de mercado.
O aumento de 7% ao mês no rendimento de um novo processo não é algo incomum, mas é justamente essa padronização que Pitzer comemora. O executivo admite que a tecnologia tinha um progresso “errático” até alguns meses atrás.

“Eu acho que é importante que, quando Lip-Bu se juntou em março, ele ficou insatisfeito com os rendimentos e estava descontente que o progresso nos rendimento era meio que errático”, declarou Pitzer, em tradução livre. “Eu acho que uma das coisas que mudaram dramaticamente nos últimos 7 ou 8 meses, é que agora temos um caminho previsível para melhoria no rendimento.”
Teremos novidades de Panther Lake na CES 2026
Com o crescimento seguindo padrões da indústria, a geração Panther Lake, baseada em 18A, não deve ter atrasos na sua estreia. Assim, a Intel deve falar mais sobre esses processadores na CES 2026.
“Nós falamos disso no passado, que a melhoria média de rendimento da indústria em um novo processo é cerca de 7% ao mês. E agora nós estamos nessa curva para os Panther Lake, o que está nos dando alguma confiança, uma vez que lançamos o produto neste trimestre. Como eu disse, se vocês forem à CES em janeiro, vocês poderão ouvir muito mais sobre isso.”
Avanços em 18A estão ajudando a desenvolver 14A com menos problemas
A fala de Pitzer dá entender que o ritmo melhorado de avanços no rendimento afeta todos os novos processos da Intel. Isso inclui a tecnologia 14A, que está sendo preparada para vir depois da litografia 18A.

“E o que isso significa é que estamos conseguindo mais feedback, mais cedo e melhor em como estamos indo com esses clientes externos com o 14A do que tínhamos com 18A, e nossa maturidade PDK é muito melhor.”
O executivo também destaca que 18A marca a estreia de novas tecnologias, enquanto 14A vai aplicar uma melhoria a elas, que é mais simples de fazer no geral.
“Eu também quero ressaltar que no 18A nós vamos mudar do FinFET para Gate All Around (GAA). Também estamos adicionando backside power. Estamos fazendo grandes mudanças. Já no 14A, é Gate All Around de segunda geração. É backside power de segunda geração.
Leia mais:
- Microsoft vai fabricar seus processadores Maia 2 no processo 18A da Intel [RUMOR]
- Intel confirma: processo 14A será mais caro que 18A, mas promete até 35% menos consumo de energia
- Core Ultra 5 338H da série Panther Lake aparece em teste, revelando iGPU Arc B370
Fazendo uma comparação direta, o executivo da Intel conclui:
“Se você olhar hoje para 14A em performance e rendimento versus um ponto similar de desenvolvimento do 18A, nós estamos significativamente mais adiante no 14A. Então estamos bem otimistas com o 14A.”
Via: TechPowerUp
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções