Índice do Artigo

Mudou de novo?

Intel Jaguar Shores pode utilizar memórias HBM4E em vez de HBM4

Informação sugere que o cronograma da Intel sofreu alguma alteração e o time azul pode chegar atrasado com o lançamento.

Intel Jaguar Shores pode utilizar memórias HBM4E em vez de HBM4
Créditos: Videocardz.

A próxima plataforma aceleradora de data center da Intel, Jaguar Shores, pode acabar utilizando HBM4E. As informações são do usuário do X, Bionic_Squash, especializado em vazamentos da Intel.

Além disso, a afirmação de que a Jaguar Shores utilizará HBM4E sugere que a Intel pode estar mirando um lançamento mais tardio, possivelmente mais próximo de meados de 2027.

Evidente que se trata de uma análise com base na previsão de quando a tecnologia HBM4E estará disponível em larga escala. E isso representaria uma mudança em relação ao que foi relatado durante o Intel AI Summit Seoul em julho de 2025. Na época, a Jaguar Shores foi associada à tecnologia HBM4 da SK hynix, com estimativas para 2026.

Notícias Relacionadas:

Mudanças constantes

Créditos: Intel.

O cronograma de aceleradores de Inteligência Artificial para data center da Intel tem sido, no mínimo, instável. Espera-se que a HBM4E seja um passo posterior na geração HBM4, com metas de desempenho mais elevadas e espaço para maior personalização no nível do chip base.

Relatórios da indústria de memória associaram a HBM4E aos roadmaps de aceleradores de ponta, incluindo os sistemas da era NVIDIA Rubin Ultra e a próxima geração da série AMD Instinct. A SK hynix também mencionou o “HBM4E personalizado” voltado para as necessidades dos clientes, citando NVIDIA, Broadcom e AMD entre elas.

A empresa não mencionou a Intel. E isso está de acordo com o fato de o HBM4E ser direcionado para GPUs de IA de ponta e programas ASIC de IA personalizados.

Momento decisivo

Para a Intel, o momento é crucial, pois o Jaguar Shores é o sucessor do Falcon Shores, que foi descontinuado como produto comercial, e antes dele, do Rialto Bridge. A empresa afirmou que o Falcon Shores permanecerá como um chip de teste interno, enquanto a empresa adota uma abordagem de escala de rack com o Jaguar Shores.

Se o lançamento do Jaguar Shores realmente for adiado para o final de 2027, o time azul arrisca chegar depois que os clientes já tiverem padronizado plataformas concorrentes para mais um ciclo de implementação. E isso mesmo considerando que a plataforma entregue um desempenho significativo.

Fonte: Bionic_Squash.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções