Índice do Artigo

core ultra 200v

Intel Lunar Lake chega com núcleos e iGPU de nova geração para notebooks

Disponível em notebooks selecionados, os CPUs Intel Lunar Lake chegam trazendo mudanças consideráveis sobre os Meteor Lake

03/09/2024 14:58 Atualizado em 03/09/2024 15:29 0
Intel Core Ultra 200
Créditos: Intel

A segunda geração da série de CPUs Core Ultra da Intel está disponível em notebooks selecionados no mercado mundial. Os processadores Lunar Lake marcam mudanças importantes em relação a como a empresa vinha fazendo em outras gerações. Uma delas é a ausência da tecnologia Hyper-Threading e dos núcleos LPE dos Meteor Lake. O lineup também conta com a segunda geração de iGPUs Arc (Xe2) e NPU mais potente.

Todo o lineup de processadores Intel Lunar Lake é composto por 8 núcleos (4 de performance + 4 eficientes) e conta com 9 SKUs diferentes envolvendo as séries Core Ultra 9, Ultra 7 e Ultra 5. Por terem as mesmas quantidades de núcleos, as maiores diferenças ficam nos clocks, memória cache, iGPU e NPU.

Novos núcleos Skymont e Leon Cove

Os processadores Intel Lunar Lake chegam com uma repaginada na arquitetura em relação aos Meteor Lake. Ela marca a ausência histórica da tecnologia Hyper-Threading, além de novos núcleos eficientes eliminando os LPE-Core dos Core Ultra 100. Os novos núcleos de performance, Lion Cove, são “os mais rápidos, ponto“, segundo a Intel.

Comparando com os processadores Meteor Lake, os Lunar Lake entregam 4 MB de cache L2 nos núcleos eficientes, o dobro da geração anterior. Já os núcleos de performance contam com 18 MB de cache L3.

Intel Core Lunar Lake núcleos

A comunicação entre essas diferentes áreas dos processadores Intel Core Ultra 200V será até 40% mais rápida que os Core Ultra 100. Entre núcleos eficientes e de performance, a latência é de cerca de 55ns, caindo para entre 23 e 26ns com a comunicação entre a mesma categoria de núcleos. Segundo a Intel, isso é o suficiente para ser 30% mais rápido que os AMD Strix Point.

Para a dona dos CPUs mobile Lunar Lake, os núcleos de performance são os mais rápidos no mercado mobile e “ponto final”. Comparando o SKU topo de linha Core Ultra 9 288V, com o AMD Ryzen AI HX 370 e dois SKUs high-end da Qualcomm, o novo processador é até 61% mais rápido, dependendo da aplicação de produtividade.

Intel Core Lunar Lake núcleos

Apesar de usar seu novo CPU mobile topo de linha, o comparativo com os rivais não envolve o maior nível dentro do mais recente lineup da AMD e Qualcomm para notebooks, vale ressaltar.

Juntando os núcleos de performance e eficientes, os Lunar Lake entregam entre 2 e 3 vezes mais desempenho por thread, indo de 9W até 28W, comparado com diferentes configurações da geração Meteor Lake.

Em diferentes aplicações, os núcleos Lunar Lake podem entregar até 92% mais performance, como acontece em Handbrake, em relação aos rivais da AMD e Qualcomm mencionados acima.

iGPU Intel Arc Xe2

Outra novidade dos Core Ultra 200V (Lunar Lake) é a integração dos núcleos gráficos baseados em Xe2, nova geração da arquitetura Intel Arc. Em dezenas de jogos testados pela Intel, a segunda geração de iGPU, mais especificamente a Arc 140V, presente no SKU topo de linha Core Ultra 9 288V, entrega até 31% mais desempenho em relação ao Core Ultra 7 155H e sua iGPU de primeira geração.

Nos jogos selecionados pela Intel, que tem títulos pesados como Ghost of Tsushima, Cyberpunk 2077, entre outros, a melhor implementação da iGPU nos Lunar Lake consegue entregar mais de 30 FPS em 1080p, embora os presets não tenham sido revelados.

Contra o Qualcomm X1E-84-100 e seus gráficos integrados, a Intel dá uma alfinetada afirmando que dos 45 jogos testados, o Snapdragon não conseguiu nem abrir 23 deles. Entre os que rodaram, a iGPU Arc 140V é até 68% mais rápida.

Comparando com a principal rival, AMD, a diferença cai bastante. Em relação ao Ryzen AI HX 370 com sua Radeon 890M, a Arc 140V é 16% mais rápido, de acordo com testes da Intel.

Com as iGPUs Arc dos Intel Lunar Lake, também é possível usar a tecnologia de upscaling XeSS, que está presente em mais de 120 jogos, segundo a empresa. Com os novos núcleos XMX, a iGPU Arc 140V, a topo de linha, entrega até 61% mais desempenho com a tecnologia.

Em Cyberpunk 2077, por exemplo, os gráficos integrados do Core Ultra 9 288V entregam média de 39 FPS. Com o uso do XeSS no modo performance, o aumento de desempenho é cerca de 61%, fazendo com que a média de quadros fique acima de 60 FPS.

Intel Core Lunar Lake igpu

Um lado a lado com o Ryzen AI HX 370, usando o FSR também no modo performance, a iGPU Arc 140V consegue entregar entre 5 a 23 FPS a mais. A Intel garante ainda que seus gráficos integrados são cerca de 30% mais rápidos em processamento de ray tracing e mantém médias acima de 30 FPS.

Eficiência é chave dos Intel Lunar Lake

A Intel defende que os processadores Lunar Lake entregam “eficiência excepcional” em relação aos concorrentes. Sobre os CPUs Meteor Lake, a melhora de performance por watt em jogos é de até 2 vezes.

Comparando um Core Ultra 9 288V com um Ultra 7 165H em jogos, o CPU mais novo entrega entre 32 e 68% mais performance, e entre 11 e 35% menos consumo de energia, dependendo do título.

Intel Core Lunar Lake eficiência

Já em produtividade, o SKU Lunar Lake topo de linha é capaz de entregar até 52% menos consumo em relação ao CPU Meteor Lake citado acima. Em navegação pela internet, o Core Ultra 9 288V é até 34% mais eficiente, por exemplo.

Em relação aos rivais, mais especificamente o Qualcomm Snapdragon X1E-80-100 e o AMD Ryzen AI HX 370, o Core Ultra 9 288V é capaz de entregar cerca de 4 horas a mais (14h) de bateria durante trabalhos de produtividade. Em videochamada no Microsoft Teams, existe uma vantagem, mas ela é de menos de uma hora.

Intel Core Lunar Lake eficiência

Existe um foco em eficiência energética com os Core Ultra 200V e um exemplo disso é salto de 68% em IPC com os núcleos eficientes em relação aos Meteor Lake. Essa evolução é bem menor considerando somente os núcleos de performance (14%).

Maior evolução de NPU

Combinando os 5 TOPs dos novos núcleos Skymont e Lion Cove, além da iGPU Xe2 Battlemage, que inclusive é a responsável pela maior parte do desempenho em IA, um SKU Core Ultra 200V consegue entregar 120 TOPs. Esse número muda de acordo com o SKU, mas a Intel garante que esse desempenho é referente a um CPU high-end.

A Intel introduziu a primeira geração de seu NPU em 2018. A tecnologia chegou entregando um desempenho tímido se comparado ao que temos hoje: 0,5 TOPs. Passou para 7 TOPs em 2021 com a segunda geração, 11,5 TOPs com a terceira geração e agora 48 TOPs com os processadores Lunar Lake.

Nos testes feitos no Geekbench AI, os núcleos Skymont e Lion Cove não oferecem tanta vantagem em relação a um AMD Ryzen AI HX 370 e Qualcomm X1E-78-100, mas considerando o desempenho da iGPU, a vantagem sobre o Ryzen chega a ser 5 vezes mais. Com a NPU em ação, o Intel Core Ultra 9 288V testado supera o SKU Snapdragon.

Nas principais aplicações envolvendo IA, a Intel garante vantagem média de 58% comparando com um SKU Meteor Lake (Core Ultra 7 155H) e também o chip da Qualcomm citado acima. O maior foco da Intel nas comparações de desempenho em Inteligência Artificial foi contra o Qualcomm X1E-78-100.

Os processadores mobile Intel Lunar Lake já estão disponíveis em notebooks da ASUS, MSI, Samsung, Acer, LG e Dell ainda em modelos específicos. A disponibilidade em mais modelos ainda será ampliada.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções