Índice do Artigo

Buscando apoio

Intel utilizará 2 nm da TSMC nas CPUs Nova Lake

Intel buscará os processos 2 nm da TSMC para produzir suas CPUs Nova Lake em 2026, pulando sua própria produção de 18A

Intel Core Ultra
Créditos: Divulgação

A Intel utilizará o processo de 2 nm da TSMC para a produção de CPUs Nova Lake, que devem chegar ao mercado apenas em 2026. O Taiwan Economic Daily afirma que a corporação de Pat Gelsinger será uma das principais clientes deste formato, além da própria Apple.

O processador ainda segue longe de ser revelada oficialmente, mas vazamentos apontam que ela terá a contagem de núcleos de 16+32+4 e seus núcleos de eficiência serão os futuros “Arctic Wolf”. De acordo com o roadmap da fabricante, apesar de sua distância, ela já está sendo considerada a sucessora das CPUs Panther Lake.

Créditos: Intel

Além disso, o software HWiNFO adicionou recentemente o suporte para a linha de gráficos integrados das CPUs Lunar Lake, indicando que veremos uma versão atualizada da Xe3-LPG – chamada previamente de “Druid” (druida).

É importante notar que todos estes planos da Intel podem sofrer alterações drásticas, levando em consideração que diversos fatores podem ser impactados até o seu lançamento em 2026 – ou adiante.

Pode inserir nesta consideração os saltos tecnológicos, problemas de fornecimento, entre diversas outras causas que podem fazer seus projetos atrasarem ou – pelo contrário – até avançarem. Logo, até o seu anúncio oficial, leve a previsão como uma “sugestão”.

A Intel deu um passo para trás?

Embora a Intel declare estar totalmente confiante que seu processo 18A será superior aos 2 nm da TSMC, parece que internamente há contradições.

Óbvio que diversas questões podem levar a fabricante a trabalhar com os chips de sua rival, ao invés dos produzidos em seu próprio laboratório. Estabilidade, quantidade e os custos são grandes problemas que devem ser levados em consideração neste aspecto.

Ainda assim, é um tanto “esquisito” – para se dizer o mínimo – que a Intel não esteja levando a sua produção interna adiante com o lançamento dos próximos processadores voltados ao mercado de consumidores.

Mais detalhes devem ser divulgados futuramente, porém este será um grande passo para a TSMC enquanto trabalham em seu processo de 1 nm com 1 milhão de transistores.

Fonte: WCCFTECH

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções