
A Intel anunciou oficialmente sua nova GPU integrada topo de linha, agora batizada de Arc B390. A empresa enfatizou seu compromisso de longo prazo com essa nomenclatura, posicionando a marca Arc como parte fundamental de sua identidade gráfica integrada.
Segundo a empresa, a Arc B390 oferece desempenho médio até 82% superior ao da Radeon 890M, presente nos processadores Ryzen HX 370 da AMD. A empresa também revelou que esta será a primeira GPU integrada a suportar geração de múltiplos quadros baseada em IA, uma tecnologia que a Intel chama de XeS3.
Os desenvolvedores de Battlefield 6 confirmaram que o jogo incluirá suporte nativo a XeS3 no lançamento da GPU.
Notícias Relacionadas:
- Testes revelam: CPUs Intel Meteor Lake ainda entregam 93% da performance no Linux após 2 anos
- Pesquisa Steam: AMD cresce, Intel encolhe e usuários correm para comprar RAM
- Oficial: NVIDIA conclui investimento de US$ 5 bilhões para salvar a Intel
Desempenho de ponta


A Arc B390 oferece um aumento de 77% no desempenho gráfico e de 76% em relação à placa anterior. Ela vem com 12 núcleos Xe3, o que representa um aumento de 50% em relação à GPU integrada mais rápida anterior, a Arc 140V da Lunar Lake.
O desempenho foi medido usando upscaling de 2x em todas as GPUs integradas testadas nos jogos que suportavam upscaling em 1080p.


O Intel Core Ultra X9 388H com a GPU integrada Arc B390 foi comparado ao AMD Ryzen AI 9 HX 370 com a GPU integrada Radeon 890M e apresentou um aumento de 82%. Esses números são de desempenho nativo em 1080p em uma ampla seleção de jogos.
E o chip Ryzen estava operando com uma potência sustentada de 53W, contra os 45W de potência sustentada do chip Core Ultra 3.

Em comparação com a GPU Adreno do Qualcomm Snapdragon X Elite 84-100, com um TDP sustentado de 50 W, a Arc B390 obteve uma vantagem de 2,6 vezes.

A Intel até incluiu placas gráficas dedicadas na comparação. A iGPU Arc B390, com o mesmo TDP sustentado de 45 W, igualou e, às vezes, até superou o desempenho da GPU para notebooks NVIDIA RTX 4050 (TDP sustentado de 60 W). Ela é, em média, 10% mais rápida.




O time azul também apresentou os números de Frame-Gen e Multi-Frame Generation, onde a iGPU Arc B390 supera com folga a iGPU Radeon 890M da AMD e a GPU NVIDIA RTX 4050 para laptops em jogos como Battlefield 6 e Cyberpunk 2077. Mais uma vez, as iGPUs da série Arc B são as únicas no mercado com suporte para MFG em modo 4x.
Variante para consoles portáteis
A Intel também confirmou os rumores de que está desenvolvendo uma variante especial de seus processadores para consoles portáteis gamer. Embora não utilizem a GPU B390 completa, esses chips apresentarão uma versão reduzida – provavelmente a B380 – com menos núcleos de GPU e CPU para maior eficiência.
Empresas como Acer, MSI e GPD já estão colaborando em projetos iniciais, o que sugere um crescente interesse no hardware por parte dos principais fabricantes de consoles portáteis. Mais detalhes são esperados nos próximos meses.
Fonte: Intel.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções