
A Intel realizou ontem, dia 5 de janeiro, sua apresentação para a CES 2026. Conforme o esperado, a grande novidade da keynote foi o lançamento oficial dos processadores Intel Core Ultra Series 3 para notebooks, também conhecidos como a geração Panther Lake.
Depois de meses e vazamentos sobre os produtos, a Intel ficou sem grandes novidades para revelar sobre os novos processadores, mas é interessante ver a confirmação oficial das informações. Além disso, agora temos uma tabela completa e bem detalhada para todas as opções de SKUs disponíveis na estreia da linha Panther Lake:

Uma grande novidade para a Intel Core Ultra Series 3, que vem chamando a atenção desde os vazamentos, é a nova classe de produtos “X” na linha. Esses serão os processadores com gráficos integrados mais avançados, incluindo um total de 12 núcleos Xe3 nos modelos.
Conforme rumores indicavam, o Core Ultra 5 338H é o único processador Panther Lake no lançamento com 10 núcleos Xe3, o que deixa ele sem “X” no nome, mas ainda é bem mais capacidade gráfica que os outros processadores, que virão com 4 núcleos de gráficos integrados, ou até 2 nos modelos de entrada.
Intel promete ampla disponibilidade de produtos
Um foco da Intel na divulgação dos Core Ultra Series 3 é como a empresa pretende tornar os produtos amplamente disponíveis logo em sua chegada, que acontece no dia 27 de janeiro. Segundo a empresa, essa será a “plataforma para PC IA mais amplamente adotada e disponível globalmente que a Intel já fez”.

“Com a Series 3, estamos com foco total em melhorar eficiência energética, adicionar mais performance da CPU, uma GPU maior numa classe própria, mais computação para IA e compatibilidade de apps que você pode contar com x86”, declarou Jim Johnson, executivo da Intel.
A empresa promete mais de 200 notebooks e PCs diferentes com processadores Panther Lake logo no primeiro ano da linha.
Estreia oficial do processo 18A
Obviamente, outro ponto muito importante para a geração Panther Lake é que esses produtos marcam a estreia do novo processo 18A de fabricação de chips da Intel. A empresa fez questão de ressaltar em sua divulgação que a tecnologia foi criada e tem sua produção toda baseada nos Estados Unidos.
Aproveitando, a empresa destaca ainda que a Core Series 3 já chega certificada para usos profissionais e em escala industrial, incluindo testes em ampla variação de temperatura e confiabilidade de uso constante, sem desligar.

Comparando com o NVIDIA Jetson Orin, a Intel promete até 1,9 vez mais performance em LLM e até 2,3 vezes mais “performance por watt por dólar” em analítica de vídeo de ponta a ponta. Segundo a companhia, os processadores Panther Lake vão oferecer um melhor TCO (custo total de propriedade) para seus clientes.
Leia mais:
- Quanto custa um Panther Lake? Walmart revela o preço de notebook com Intel Core Ultra 7 355
- HWiNFO recebe suporte ampliado para CPUs Intel Core Ultra 400, Ultra 300 e Ultra 200K Plus
- Oficial: NVIDIA conclui investimento de US$ 5 bilhões para salvar a Intel
A pré-venda de produtos Core Series 3 começa hoje, dia 6 de janeiro. Notebooks chegam em 27 de janeiro, enquanto sistemas de computação edge (de borda) com os produtos foram prometidos para o segundo trimestre deste ano.
Fonte: Intel
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções