
Agências do governo dos EUA estão se movimentando para conseguir um possível banimento de roteadores TP-Link no país. A informação não é oficial e vem do Washington Post, citando fontes próximas ao assunto que optaram por permanecer anônimas.
O site menciona um ex-oficial sênior do Departamento de Defesa do país, que teria comentado que o Departamento do Comércio considera começar o processo de proibição dos produtos, com amparo de outras agências do governo alinhadas com o seu posicionamento.

Segundo os rumores, a preocupação em relação à TP-Link é a mesma que já fomenta investigações contra a empresa há anos: vínculos passados com a China. Oficiais entrevistados disseram ao Washington Post que a lei chinesa poderia pressionar a empresa a oferecer informações sobre cidadãos dos EUA ou até mesmo forçá-la a distribuir malware por meio de updates do software dos roteadores.
TP-Link Systems ressalta sua separação da Technologies
A TP-Link se originou na China em 1996 e ao longo das décadas seguintes expandiu suas operações ao redor do mundo. A empresa se estabeleceu na terra do Tio Sam em 2008, mas de lá para cá sua estrutura mudou muito.
Em 2022 a TP-Link Systems se separou da TP-Link Technologies, formando uma companhia independente, completamente baseada nos Estados Unidos. A empresa defende que não tem mais vínculo algum com a China.

“Qualquer medida adversa contra a TP-Link não teria impacto algum na China, mas iria prejudicar uma companhia americana”, declarou um porta-voz da empresa para o Washington Post.
Banimento afetaria muitas residências dos EUA
Um banimento dos roteadores da TP-Link afetaria milhões de residências nos EUA. Segundo informações da própria empresa, ela ocupa uma fatia de mercado de 36% no país.
No entanto, o número pode ser maior ainda. O antigo diretor de cibersegurança para NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA), Rob Joyce, já testemunhou perante o congresso norte-americano, alegando que a TP-Link dominaria, na verdade, 60% do mercado de roteadores no país.
Leia mais:
- EUA querem que americanos deixem de usar roteadores chineses
- Milhares de roteadores da ASUS têm brecha de segurança; veja como resolver
- Wi-Fi 8 pode não trazer mais velocidade, e sim mais estabilidade
Por fim, vale mencionar que uma das fontes do Washington Post teria mencionado ainda que o possível banimento da companhia estaria sendo usado como uma das moedas de negociação nos atritos econômicos entre EUA e China.
Via: Engadget
- Categorias
 
	Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções João Gabriel Nogueira
						João Gabriel Nogueira		 
				 
				 
				 
				 
				 
				 
				