Índice do Artigo

Protesto digital

Chora, Microsoft! Extensão do Chrome troca Microsoft por "Microslop"

Um plugin para navegadores Chromium altera o nome "Microsoft" para "Microslop" online. Acompanhe a crítica à IA da gigante, operando até no Edge.

Chora, Microsoft! Extensão do Chrome troca Microsoft por "Microslop"
Créditos: Reprodução/DALL-E

A comunidade de tecnologia encontrou uma forma inusitada e ácida de protestar contra a agressiva integração de inteligência artificial nos produtos da Microsoft.

Uma nova extensão microslop disponível para navegadores Chromium está ganhando as manchetes por renomear todas as menções à “Microsoft” na web para “Microslop“. A ferramenta foi desenvolvida logo após declarações polêmicas do CEO Satya Nadella sobre o conteúdo gerado por IA.

Disponível na Chrome Web Store, o plugin funciona como um manifesto digital contra o que muitos usuários consideram uma saturação forçada de recursos de IA.

O termo “slop” (que pode ser traduzido como “lavagem” ou “gororoba”) tem sido usado pejorativamente para descrever o dilúvio de conteúdo de baixa qualidade gerado por Modelos de Linguagem Grande (LLMs) que inunda a internet.

Reprodução/Google Web Store

O protesto contra o “Lixo” da IA

A criação da ferramenta é uma resposta direta a comentários recentes de Satya Nadella.

O executivo defendeu que o output dos LLMs não deveria ser considerado “slop”, argumentando que a IA está melhorando a codificação e a produtividade. Nadella chegou a afirmar que 30% do código da própria empresa agora é gerado por IA.

A declaração, no entanto, soou desafinada para uma base de usuários frustrada com a migração forçada para o Windows 11 e a onipresença do Copilot.

O desenvolvedor da extensão não esconde sua motivação. Na descrição da loja, ele admite que está apenas “gerenciando seus níveis de rancor” e manda um recado direto: “Aprenda sobre o Efeito Barbara Streisand”.

A modificação é puramente visual e opera no lado do cliente, o que significa que links e funcionalidades dos sites permanecem intactos, apenas o texto exibido é alterado para “Microslop”.

Reprodução/Google Web Store

Funciona até no Edge

A ironia suprema é que, por ser baseada em Chromium, a extensão funciona perfeitamente no próprio navegador da empresa, o Edge. Isso permite que usuários transformem a experiência de navegação no browser oficial da Microsoft em uma contínua piada interna, onde cada serviço oficial passa a carregar o apelido pejorativo.

Além da mudança de nome, a extensão foi bem vista por ser segura. O código é aberto e confirma que nenhum dado do usuário é coletado ou transmitido. É um protesto simples, cínico e que demonstra um cansaço real do consumidor com a estratégia de “IA em tudo” que tem dominado o setor de tecnologia e elevado o preço de eletrônicos e assinaturas.

Leia também:

Ninguém usa o Copilot?

O surgimento da “Microslop” acontece em um momento curioso: relatórios recentes mostram que a adoção real do Copilot é extremamente baixa, apesar de estar embutido em quase todos os cantos do sistema operacional e softwares de escritório.

A Dell, uma das principais parceiras de hardware, já notou que mesmo usuários interessados em IA preferem abrir o navegador e ir direto ao ChatGPT do que usar as soluções integradas no sistema operacional.

Se a estratégia da empresa era impor a tecnologia a qualquer custo, o resultado foi criar um novo apelido que, graças a uma simples extensão, agora pode ser difundido em toda a web.

Fonte(s): Google Web Store (Chrome)

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções