Índice do Artigo

Longe dos jogos

Qualcomm Snapdragon X com GPU Adreno vai mal em benchmarks de games

As CPUs Qualcomm Snapdragon X com GPU Adreno não se saíram bem em benchmarks de games, trazendo resultados abaixo do esperado

Qualcomm Snapdragon X Series
Créditos: Divulgação

Mesmo com todos os holofotes para si, os processadores Qualcomm Snapdragon X não estão apresentando um bom desempenho em benchmarks de games com o uso da GPU Adreno nos PCs com Windows.

Um dos modelos de notebook que conta com o novo processador, o ASUS Vivobook S 15 OLED Snapdragon apresentou uma qualidade inferior ao visto em dispositivos mobile com Intel Core i9-13900H e gráficos Iris Xe Graphics G7 com 96EUs, por exemplo. Confira a pontuação dele comparada a outros notebooks no gráfico abaixo:

Crédito: Notebookcheck

Além disso a CPU Qualcomm Snapdragon X traz erros na emulação do ARM (sendo que alguns jogos mal iniciam), alguns títulos não permitem que o usuário possa alterar a resolução da imagem para se adequar ao display e mostram framerate abaixo do comum – mesmo utilizando software de upscaling.

A conclusão que se tira é de que a Qualcomm não produziu um hardware que tivesse um bom desempenho em jogos, mesmo que esta não tenha sido a sua promessa. Seu foco é no processamento de NPU, sendo atualmente a maior disponível do mercado com 45 TOPS – qual encontrará rivalidade com as CPUs AMD Ryzen AI 300 e Intel Lunar Lake.

Snapdragon X Elite com suporte ao Linux
Qualcomm/Divulgação

É importante notar que não há muitas avaliações sobre os processadores Qualcomm Snapdragon X e sua GPU por conta da Microsoft, que impediu as análises de serem publicadas para remover o software Recall devido às polêmicas. Ou seja, o único que teve disponibilidade para reviews foi o ASUS Vivobook S 15 OLED Snapdragon.

Veja mais:

Promessas das CPUs Snapdragon X

As CPUs Qualcomm Snapdragon X foram produzidas em processo de 4 nm, trazendo 12 núcleos Oryon e com uma frequência que pode atingir 4.3 GHz no seu modelo topo de linha. Além da GPU Adreno, ele também possui uma NPU com 45 TOPS, como descrito acima.

Ele é o primeiro processador certificado pela Microsoft para o programa de dispositivos Copilot+, trazendo diversos recursos relacionados à inteligência artificial. O principal deles, o Recall, foi removido temporariamente para ajustes.

Além disso, é visto que o Copilot+ não usa a NPU dos processadores Qualcomm Snapdragon X para assistência no dispositivo. Ele ainda é conectado a um serviço online, agora acessível através de um botão próprio que foi adicionado aos teclados.

Fonte: Videocardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções