Índice do Artigo

A escolha é sua

Agentes de IA do Windows 11 vão pedir permissão para acessar arquivos pessoais

Usuários poderão autorizar uma vez ou sempre cada agente de IA do Windows 11 a acessar as pastas conhecidas

Imagem de divulgação do Copilot
Créditos: Microsoft

Uma nova versão do Windows 11, já disponível para Windows Insiders, mostra que agentes de IA do sistema – como o Copilot, por exemplo – vão pedir permissão expressa do usuário para acessar seus arquivos pessoais. A Microsoft confirma isso nas notas do update e já temos uma captura de tela mostrando como vai funcionar essa confirmação.

Como mostra a imagem abaixo, quando um agente de IA do Windows 11 precisa de acesso aos arquivos pessoais do usuário, aparece uma janela pedindo permissão. A pessoa pode escolher entre permitir uma única vez, apenas para executar a função solicitada; permitir sempre ou não permitir no momento – que será alterado para “nunca permitir”.

Tela de permissão para agentes de IA acessarem arquivos do Windows 11
Fonte: Windows Latest

O esclarecimento vem depois que um update em 5 de dezembro trouxe funções experimentais para os recursos de agentes de IA onde eles teriam acesso a arquivos do usuário. A Microsfot explica que esses agentes trabalham num “workspace agêntico”, diferente do workspace normal do Windows 11 para o usuário.

O sistema pode, no entanto, oferecer acesso aos arquivos do workspace padrão, então teremos essa janela pedindo autorização de maneira direta quando isso acontece.

Usuários podem permitir acesso a todas as pastas conhecidas do Windows 11 ou nenhuma

Windows Insiders que quiserem testar as funções experimentais dos agentes de IA no Windows 11 poderão definir permissões para cada um deles. Ou seja, o usuário pode permitir que o Copilot acesse os arquivos, mas o Researcher não, por exemplo.

No entanto, a pessoa não pode escolher quais das “pastas conhecidas” serão acessadas. Ou a permissão é oferecida para todas as seis, ou nenhuma.

Configurações de recursos experimentais de agentes de IA
Fonte: Windows Latest

As “pastas conhecidas” do Windows são as famosas do padrão que já vêm prontas no sistema. Como aparece na imagem, temos a Área de Trabalho, Documentos, Downloads, Música, Imagens e Vídeos.

Leia mais:

As novas opções e funções experimentais dos agentes de IA estão disponíveis nas preview builds 26100.7344 (ou mais recente) do Windows 11 24H2 e 26200.7344 (ou mais recente) do 25H2.

Via: Windows Latest

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções