
Um método antigo de ativação do Windows, que era popular até há alguns poucos anos, foi desativado pela Microsoft. Conforme mostra um vídeo do YouTuber Ben Kleiberg, não há mais como ativar o sistema operacional ou produtos como Office fazendo ligações para a corporação.
O método era oferecido como uma alternativa a pessoas que queriam usar os softwares, mas que não possuíam uma conexão com a internet. A solução também era uma alternativa para aqueles que precisavam resolver problemas que podiam acontecer ao usar chaves de ativação fornecidas pela corporação e não tinham como recorrer a seu suporte via PC.
Segundo Kleiberg, ele decidiu testar o antigo sistema por precisar ativar uma chave OEM do Windows 7 — algo que não pode ser feito online. Isso porque, dado que o sistema operacional já foi descontinuado, a Microsoft também encerrou o funcionamento de seus servidores de ativação.
Ativação do Windows por telefone ganhou alternativa online
Conforme mostra o YouTuber, embora ainda seja possível ativar os produtos antigos da Microsoft, agora o processo passou a ser totalmente online. No entanto, ele não acontece de forma semelhante às versões mais modernas do Windows, que fazem o processo associando chaves de ativação a perfis de usuários.
Atualmente, o processo é feito pelo Portal de Ativação da corporação, que exige o uso de um e-mail ativo. Assim, não há mais como fazer uma ativação de produtos antigos sem necessariamente fornecer essa informação — o que era possível quando o método telefônico ainda estava ativo.

Segundo Kleiberg, ao final do processo ele foi bem-sucedido em ativar tanto o Windows 7 quanto o Office 2010, ambos produtos que não possuem mais suporte oficial. Ele também nota que teve que finalizar o processo no Safari, visto que o Firefox possui alguma limitação que o impediu de obter um dos números de que precisava.
O fim da opção é um exemplo do quão longe a Microsoft tem ido para garantir que não existam mais maneiras de ativar seus produtos sem uma conta oficial registrada ou conexão com a internet. Enquanto a empresa afirma que faz isso por questões de segurança, muitos usuários acreditam que a intenção real da empresa é garantir a possibilidade de coletar dados, que podem ser bastante valiosos para seus parceiros de negócios.
Fonte: Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções