
Uma das maiores investidoras do mercado de inteligência artificial, a Microsoft imagina um futuro no qual o Windows vai agir de forma semiautônoma, baseada em comandos de voz. Enquanto essa perspectiva já desagrada muitos consumidores, desenvolvedores também estão desapontados com esses planos futuros e começam a ver o Linux e o Mac como únicas plataformas viáveis para os próximos anos.
Entre aqueles que estão criticando publicamente os anúncios recentes da Microsoft está o desenvolvedor Gergely Orosz, que possui uma newsletter bastante popular no Substack. No X, ele afirmou que não há uma boa razão pela qual engenheiros de software devem escolher o sistema “com a direção estranha na qual a companhia vem dobrando a aposta”.
“Isso é muito estranho porque a Microsoft tem a construção de ferramentas para desenvolvedores em seu DNA… seu sistema operacional não parece nada que um construtor que quer ter controle sobre o SO poderia escolher”, explicou. Ele fez isso citando uma mensagem de Pavan Davuluri, atual chefe do Windows, que é um dos maiores apoiadores das mudanças pelas quais a plataforma passa.
Chefe do Windows dá resposta pouco convincente
Orosz explica que, em sua carreira de desenvolvedor, se dedicou exclusivamente à plataforma da Microsoft até o lançamento do Windows 8. Ele afirma que, assim como outros desenvolvedores — muitos dos quais concordaram com seu posicionamento no X —, não lhe agrada a ideia ter um sistema que é influenciado por um LLM (grande modelo de linguagem) que tira a autonomia de seu usuário.
Os comentários do desenvolvedor foram respondidos pelo próprio Davuluri, que não deu uma resposta muito convincente. Ele afirmou que seu time está atento aos feedbacks que recebe do público e que trabalha para equilibrá-los com relatos diretos sobre o uso do Windows.
“Mas quero dedicar um momento ao ponto que você está fazendo, e vou resumir isso, nos importamos muito com desenvolvedores”, afirmou o chefe do sistema operacional. “Sabemos que temos trabalho a fazer na experiência, tanto na usabilidade diária quanto sobre diálogos inconsistentes e experiências de power users. Quando nos encontramos como um time, discutimos esses pontos e outros em detalhes, porque queremos que os desenvolvedores escolham o Windows”.

O executivo reconheceu que “palavras não são suficientes” e promete melhorias constantes no futuro. A resposta de Davuluri se mostrou insuficiente, e muitos o criticaram por não tocar no fato de que a integração com LLMs muda de forma intrínseca como um sistema operacional funciona.
“Não Pavan, não são só os pequenos detalhes como detalhes inconsistentes”, respondeu o desenvolvedor Hasen Judi. “É toda a direção para a qual a Microsoft está levando seu SO (sob sua liderança, eu presumo?). As pessoas estão reclamando há anos”. Essa foi somente uma das manifestações mais educadas em relação às palavras do executivo, cuja mensagem está sendo acusado de ter sido “criada com o Copilot” dado o quanto tenta se desviar das críticas feitas ao produto.
Fonte: Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções