
O último post oficial da Microsoft tentando incentivar que usuários migrem do Windows 10 para o Windows 11 tem dado o que falar, mas provavelmente não pelos motivos que a empresa gostaria. Além de revelar que o sistema operacional provavelmente perdeu 400 milhões de usuários nos últimos anos, agora uma alegação de sua performance está sendo amplamente criticada na internet.
Em uma lista de supostos benefícios do Windows 11, o post da Microsoft alega PCs com o novo sistema são até 2,3 vezes mais rápidos do que dispositivos com o Windows 10. É uma declaração surpreendente para quem atualizou sua máquina e não viu esse ganho todo de performance, então é evidente que o texto vem acompanhado de uma nota de rodapé que explica o “segredo”.

Post da Microsoft nos lembra de sempre ler as linhas finas
É importante, antes de mais nada, atentar às palavras escolhidas pelo post. A Microsoft não diz que o Windows 11 é mais rápido que o 10 – ela menciona “PCs com Windows 11”. E aí está o segredo para uma diferença tão gritante de performance.

A afirmação vem acompanhada de uma nota de rodapé explicando que o comparativo foi feito no Geekbench 6, incluindo um link com mais detalhes. O link, por sua vez, mostra que a empresa usou PCs de gerações completamente diferentes para o comparativo, trazendo dispositivos com Intel Core de 6ª a 10ª geração para o Windows 10 e máquinas com CPUs de 12ª e 13ª geração para o Windows 11.
Zero surpresas: Windows 11 em hardware mais novo roda melhor do que em hardware antigo
Para se ter uma noção, o dispositivo mais “fraco” com Windows 10 é um Dell Inspiron 7353, com um Intel Core i3-6100U, de dois núcleos e 4 threads e 3MB de cache. O processador do mesmo segmento usado em um computador Windows 11 é um Core i3-1315U, de 12ª geração, com 6 núcleos, 8 threads e 10MB de cache.
Leia mais:
- Microsoft confirma Windows 11 25H2, já disponível para os Windows Insiders
- Depois de 40 anos, Microsoft começa a se despedir da Tela Azul do Windows
- Processador de R$ 50?! Vamos ver o que dá pra brincar em um Intel Core i3-4130
Foi testado um total de dez dispositivos com cada versão do Windows, nenhum usando o mesmo hardware. Depois a Microsoft comparou a média da performance para chegar em sua conclusão, que é a única coisa que aparece diretamente no texto do blog.
Não é preciso muito conhecimento técnico para imaginar que um comparativo entre diferentes versões de um software tem resultados mais informativos se for feito num mesmo equipamento.
Via: TechSpot
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções