
Caso você esteja usando o Windows 11 em sua atualização mais recente, é possível que seu sistema esteja subutilizando as capacidades de seu SSD NVMe. Segundo o site NotebookCheck, a versão 25H2 do sistema traz um “driver secreto” que é responsável por otimizar muito o funcionamento de dispositivos do tipo.
Isso porque, até então, o sistema da Microsoft estava usando um driver antigo feito para o Windows 8, que tratava dispositivos NVMe como drives SCSI. Segundo o site, a mudança para a versão mais recente pode fazer com que a velocidade de transferência de dados aumente em até 45%, dependendo do contexto.

No entanto, a maneira de habilitar o recurso “secreto” do Windows 11 25H2 no momento envolve a mudança de valores de registro. Assim, quem decidir fazer a alteração está sujeito a erros que podem tanto prejudicar o funcionamento do sistema quanto resultar em perdas de arquivos — ou seja, faça um backup antes mesmo de tentar o método.
Como ativar o novo driver do Windows 11 25H2?
Segundo o NotebookCheck, os novos recursos que estão “escondidos” no Windows 11 25H2 são resultado de mudanças que a Microsoft fez no Windows Server 2025. Assim, enquanto um lançamento para usuários comuns pode estar sendo planejado, as mudanças atualmente devem ser consideradas experimentais.

Caso você esteja disposto a testá-las, abra o Prompt de Comando do sistema e adicione os seguintes comandos:
- reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 735209102 /t REG_DWORD /d 1 /f
- reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 1853569164 /t REG_DWORD /d 1 /f
- reg add HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Policies\Microsoft\FeatureManagement\Overrides /v 156965516 /t REG_DWORD /d 1 /f
O site afirma que as mudanças de desempenho vão ser percebidas assim que os usuários reiniciarem o sistema operacional. Para descobrir se tudo funcionou corretamente, entre no Gerenciador de Dispositivos e confira se seus drives SSD NVMe estão listados no campo “Unidades de Armazenamento” em vez de “Unidades de Disco”.
Enquanto a solução parece funcionar, ela traz alguns conflitos com gerenciadores de discos do Windows 11, como o Samsung Magician e o Western Digital Dashboard. Além disso, pode haver alguns problemas com partições, bem como com a inicialização de aplicativos que estavam instalados previamente nas unidades cujos drivers foram atualizados.
Fonte: NotebookCheck
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções