Índice do Artigo

Só agora?

Windows 11 continua lento? Microsoft cria log automático para quedas de performance

Nova versão do Windows 11, disponível para insiders, ajuda na coleta de informações para melhorar desempenho do sistema

Logo do Windows 11 do lado de caramujo
Créditos: Pexels e Microsoft (editada)

A Microsoft decidiu tomar uma postura mais proativa para resolver problemas de queda de performance no Windows 11, agora que o sistema operacional está quase completando quatro anos de seu lançamento. Uma nova versão da plataforma, disponível para insiders, vai criar automaticamente logs para momentos em que ocorrerem quedas inesperadas na performance.

A mudança faz parte da build 26200.5710 do Windows 11, disponível para o dev channel do programa Windows Insider. No texto de divulgação de mudanças da nova versão, a Microsoft explica que “logs agora são coletados quando seu PC enfrentar qualquer performance lenta ou vagarosa”, em tradução livre.

Após quase 4 anos Windows 11, alcança Windows 10 em usuários
Divulgação/Microsoft

“Encorajamos Windows Insiders a oferecerem feedback quando enfrentarem problemas no PC relacionados a performance lenta ou vagarosa, permitindo que o Feedback Hub colete automaticamente esses logs, que vão nos ajudar a corrigir o que causa os problemas mais rapidamente.”

As informações são coletadas automaticamente pelo Windows 11, mas o usuário tem a opção de enviar ou não esses logs para a Microsoft. Eles são encaminhados pelo Feedback Hub, quando o usuário quiser submeter informações sobre seu uso como insider da versão atual do Windows.

Microsoft se prepara para o Windows 11 25H2

Nem todo usuário é afetado pelos engasgos do Windows 11, mas um bom número de reclamações circula desde que o sistema operacional chegou em 2021. Agora já nos aproximamos da chegada de sua próxima grande atualização, a versão 25H2.

Leia mais:

E talvez seja por isso que a Microsoft decidiu recolher mais ativamente informações sobre engasgos na performance. O momento em que a empresa finalmente implementou o sistema pode ser indicativo de que pretende focar numa performance mais suave para o 25H2, já que o update não vai ser tão radical em questão de novos recursos e usabilidade.

Captura de recurso de descrição de imagem no Windows 11
Fonte: Microsoft

Falando em recursos, a nova versão disponível agora para insiders também traz para plataformas AMD e Intel uma ferramenta para que já estava disponível em Copilot+ PCs com Snapdragon. Trata-se de uma função para descrever imagens e gráficos com um rápido clique do mouse. Mais informações estão disponíveis no blog oficial da Microsoft.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções