
Foi necessário um marketing bem agressivo da Microsoft e a constante ameaça da aproximação do fim do suporte ao Windows 10, mas o Windows 11 finalmente conseguiu superar seu antecessor em número de usuários. A informação vem do StatCounter, marcando o mês de julho de 2025 como o momento em que se cruzam as linhas em seu gráfico para as duas versões do sistema.
Segundo os dados, o Windows 11 agora está presente em mais de 700 milhões de dispositivos, contabilizando 51,77% dos usuários da Microsoft. O Windows 10 agora tem uma fatia de 45,02%, enquanto o restante das porcentagens ficam para outras versões do sistema. Parece que ainda tem um bom número de usuários que não desistiu do Windows 7, por exemplo:

Adoção do Windows 11 foi mais lenta
O Windows 11 enfim consegue se tornar mais popular do que seu antecessor a poucos meses de completar seu aniversário de 4 anos – uma vez que o sistema primeiro foi disponibilizado em 5 de outubro de 2021.
Isso indica que sua adoção aconteceu de maneira mais lenta do que seu antecessor, o Windows 10. Na geração passada a competição não foi com a versão imediatamente anterior do sistema operacional, mas sim com o Windows 7, e o 10 conseguiu mais usuários em janeiro de 2018, no ano em que completaria 3 anos de disponibilidade.

Os dados comprovam uma tendência que podemos observar através de comentários das pessoas em fóruns e redes sociais: a maioria dos usuários do Windows são bem resistentes ao upgrade quando encontram uma versão do sistema que gostam.
Toda a ênfase da Microsoft em novos recursos e, mais recentemente, o foco em IA para o Windows 11, não parecem ter sido tão atrativos. As pessoas estão migrando agora que o fim do suporte ao Windows 10 se aproxima.
Como estão os números totais de usuários da Microsoft?
Enquanto o Windows 11 conseguiu finalmente conquistar uma fatia de público maior do que seu antecessor, o número total de usuários dos sistemas da Microsoft pode estar caindo.
É isso que indica a interpretação em um post recente no blog oficial da empresa, em que se ressaltava que o Windows conta com mais de 1 bilhão de usuários, enquanto há três anos a Microsoft falava de 1,4 bilhão de pessoas.
Leia mais:
- Tela de login do Windows 11 vai mostrar carga de bateria em notebooks
- Windows 11 25H2: tudo sobre a nova versão do SO da Microsoft
- PlayStation 2 é transformado em um PC rodando Windows 95
Curiosamente, é o mesmo post em que a Microsoft também alega que o PCs com Windows 11 são até 2,3 vezes mais rápidos do que PCs com Windows 10, comparando diferentes configurações de hardware.
Via: TechPowerUp
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções