
A Microsoft liberou a primeira atualização obrigatória do Windows 11 em 2026, o pacote KB5074109 que começou a chegar para quem está nas versões 24H2 e 25H2. O update traz correções de alguns bugs, ajustes de segurança e pequenas melhorias no sistema.
A atualização é distribuída automaticamente pelo Windows Update, mas também dá para baixar no Catálogo de Atualizações. Ela aparece como “Atualização de Segurança 2026-01 (KB5074109)” e é baixada em segundo plano, sem exigir ação do usuário, a menos que as atualizações estejam pausadas.
Depois de instalar o KB5074109, o Windows 11 passa a usar a Build 26200.7623 para quem está no Windows 11 25H2 e a Build 26100.7623 para quem está no Windows 11 24H2. Porém, não há diferença no conteúdo da atualização. As duas versões compartilham o mesmo changelog, já que fazem parte da mesma base do sistema.
Notícias Relacionadas:
- Windows Media Player perde função que baixa informações de álbuns
- Como impedir que o Windows 11 rastreie seus dados de localização
- Relatório inventado pelo Copilot levou a banimento de torcida no Reino Unido
Mudanças de peso

A atualização KB5074109 tem mais de 4 GB de tamanho. O principal motivo é a inclusão de modelos de inteligência artificial, como o Phi, que agora fazem parte do pacote padrão do Windows. Mesmo que esses recursos só funcionem em PCs compatíveis, os arquivos são baixados por todos os dispositivos.
E também é possível que isso contribua para a queda de market share do Windows 11.
Não se trata de uma atualização focada em grandes novidades visuais ou recursos inéditos. O foco é estabilidade, segurança e correções. Porém, isso não significa que não haja novidades visuais. Entre elas estão os novos ícones coloridos da bateria na barra de tarefas e a opção “Compartilhar com o Copilot”.

A Microsoft também fez algumas alterações importantes nos bastidores do sistema. Alguns drivers antigos foram removidos do Windows 11, principalmente por questões de segurança e por já existirem alternativas mais modernas integradas ao sistema. São eles:
- agrsm64.sys
- agrsm.sys
- smserl64.sys
- smserial.sys
Correções
A atualização corrige problemas que vinham incomodando usuários e empresas nos últimos meses. Entre os principais ajustes estão:
- Correção de falhas no WSL (Windows Subsystem for Linux) ao acessar recursos pela VPN
- Ajustes em erros de Área de Trabalho Remota em ambientes do Azure Virtual Desktop
- Correção de um problema em que a NPU estava afetando o consumo de energia em alguns PCs
- Atualização do arquivo WinSqlite3.dll, com melhorias de segurança
Também foram atualizados os certificados de Secure Boot, que passa a valer apenas para dispositivos considerados elegíveis. Essa mudança é voltada principalmente para ambientes corporativos e não deve fazer tanta diferença para usuários comuns.
Fonte: Windows Latest.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções