Índice do Artigo

Fim de uma era

Windows Media Player perde função que baixa informações de álbuns

O Windows Media Player não consegue mais obter automaticamente os dados sobre CDs físicos

Windows Media Player perde função que baixa informações de álbuns
Créditos: Divulgação/Microsoft

Embora muitos PCs lançados em anos recentes sequer acompanhem leitores de discos, o Windows Media Player ainda se mantinha como uma boa opção para quem gostava de escutar sua coleção de CDs. No entanto, a Microsoft decidiu descontinuar uma função básica do software, que permitia identificar as faixas e artistas de um álbum.

Segundo o Tom’s Hardware, a empresa fez isso na forma de uma atualização, que eliminou o recurso considerado como sendo de legado. Enquanto ainda é possível usar o programa para reproduzir CDs de áudio, agora ele não consegue mais obter informações como artes de capa, artistas e nomes de caixa música.

Windows Media Player perde função que baixa informações de álbuns
O Windows Media Player não obtém mais dados automaticamente. Imagem: Reprodução/The Register

O site aponta que a mudança afeta tanto a versão de legado do Windows Media Player quanto o app do Media Player mais recente e desenvolvido para o Windows 11. Assim, quem ainda aposta nos antigos discos de áudio vai ter que recorrer a outras opções caso deseje ter mais informações sobre seus conteúdos.

Mudança no Windows Media Player representa o fim de uma época

Embora perder o recurso seja significativo para quem ainda mantém uma coleção física de discos, a decisão não deve pesar muito contra a Microsoft. Isso porque o fim do suporte do Windows Media Player à obtenção automática de informações deve ser encarado somente como um retrato dos tempos atuais.

Em um momento no qual a maioria das pessoas prefere consumir músicas através do Spotify, Apple Music e YouTube, entre outros serviços, o suporte a discos de áudio durou um tempo relativamente grande. E mesmo quem ainda possui uma coleção física tem métodos de sobra de convertê-los para o meio digital, facilitando o acesso a seus conteúdos.

Windows Media Player perde função que baixa informações de álbuns
A mudança também afeta a versão mais recente do software. Imagem: Reprodução/Tom’s Hardware

O The Register, que foi um dos primeiros a notar a mudança do Windows Media Player, questionou a Microsoft sobre a decisão. No entanto, até o momento a companhia não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, tampouco ofereceu um esclarecimento mais detalhado para a mudança.

A situação acontece em um momento no qual algumas pessoas estão seguindo a tendência de voltar a abraçar mídias físicas. Em um contexto no qual plataformas digitais podem apagar músicas e artistas sem aviso prévio, alguns consumidores veem em CDS e outras opções uma forma de garantir o acesso permanente e obras, sem depender de assinaturas para acessá-las.

Fonte: Tom’s Hardware, The Register

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções