Índice do Artigo

Menos suporte

Dell e HP estão desabilitando suporte a H.265 (HEVC) em alguns de seus notebooks

Suporte vem integrado no hardware, mas Dell e HP estão desligando - possivelmente devido aos custos de licença

Imagem de notebook Dell editada
Créditos: Dell (editada)

Dell e HP aparentemente estão adotando uma medida de contenção de despesas que deve desagradar muitos usuários. O Ars Technica reporta que as duas companhias têm desabilitado o suporte a HEVC/H.265 em diversos modelos de seus notebooks, incluindo em linhas domésticas de entrada e até alguns para uso profissional.

O codec HEVC é popular pelas sua capacidade de compressão de dados, que permite a transmissão de vídeos grandes sem perda de qualidade e exigindo menos do hardware do dispositivo. Processadores AMD para notebooks suportam o codec desde 2015, enquanto Intel Core desde a 6ª geração.

Modelos como o HP ProBook 460 G11, 465 G11 e EliteBook 665 G11 constam em seus documentos de especificações o seguinte aviso: “aceleração de hardware para o codec H.265/HEVC (High Efficiency Video Coding) está desabilitado nessa plataforma).

Imagem de Elitebook da HP
Fonte: HP

A HP confirmou para o Ars Technica que a decisão foi tomada ainda em 2024, sem explicar os motivos para isso. No Reddit, usuários questionam a limitação, especialmente para modelos de notebook que levam “Pro” no nome.

A Dell, por sua vez, tem uma página de suporte onde detalha que oferece suporte a H.265/HEVC em notebooks com:

  • Uma placa de vídeo dedicada opcional
  • Uma placa de vídeo add-on opcional
  • Um display 4K integrado
  • Dolby Vision
  • Um Blu-ray player CyberLink

Custos de licenciamento podem estar por trás das decisões de Dell e HP

A Dell também não ofereceu um motivo específico para desabilitar o codec em alguns de seus notebooks, mas o Ars Technica especula que as decisões foram tomadas pelas empresas para economizar com licenciamento.

Notebooks Dell podem vir com HEVC desabilitado
Fonte: Dell

Empresas precisam pagar para habilitar o HEVC em seus sistemas, assim como acontece com o HDMI. O codec, no entanto, vai aumentar de preço em janeiro de 2026, indo de US$ 0,20 para cada implementação para US$ 0,24 – na faixa de mais de 100.001 unidades vendidas.

Leia mais:

O suporte específico a codecs não é uma informação que costuma aparecer em destaque na divulgação de produtos, então muitos usuários provavelmente só vão descobrir a falta do HEVC/H.265 quando ele não funcionar em seus novos notebooks.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções