Índice do Artigo

Estão de olho na segunda geração

Empresa desiste de projeto para notebook Linux com Snapdragon X Elite

Snapdragon X Elite baseado em ARM se mostrou menos adequado para o Linux do que se esperava

Imagem do Snapdragon X Elite com pinguim do Linux
Créditos: Qualcomm (editada)

A Tuxedo Computers anunciou neste fim de semana que não pretende mais lançar um notebook Linux equipado com o processador Snapdragon X Elite, baseado em ARM. A decisão foi tomada depois de 18 meses de trabalho no projeto, mas não significa ainda uma desistência completa dos componentes da Qualcomm.

A companhia afirma que o Snapdragon X Elite de primeira geração “se mostrou menos adequado para o Linux do que se esperava”. O principal problema foi alcançar a mesma autonomia de bateria no Linux que o processador oferece para dispositivos Windows em ARM. E esse é um dos grandes atrativos para os produtos.

Outros problemas listados é a falta de um plano viável para updates de BIOS no Linux, controle de fans, virtualização de máquinas com KVM sendo impossível e taxas de transferências no USB-4 abaixo do padrão. A empresa também não ignora que estamos cada vez mais próximos da chegada da segunda geração do processador.

“Dadas essas condições, investir muitos outros meses em tempo de desenvolvimento não parece sensato, bem como não é previsível que todos os recursos que você pode corretamente esperar estejam disponíveis no fim”, explica a Tuxedo Computers. “Além disso, nós estaríamos lhe oferecendo um dispositivo com um processador Snapdragon X Elite de mais de dois anos, cujo sucessor, o Snapdragon X2 Elite, foi oficialmente anunciado em setembro de 2025 e é esperado para a primeira metade de 2026.”

Nova geração do Snapdragon X pode ressuscitar o projeto

Ao mesmo tempo em que ajudou na suspensão do projeto, a chegada do Snapdragon X2 Elite pode resultar também no seu retorno. A empresa informa que vai avaliar a viabilidade da nova geração do processador com Linux e, se possível, gostaria de reaproveitar o trabalho que já começou com o Snapdragon X Elite.

Comparativo de performance entre Adreno X1 e X2
Fonte: Qualcomm

Leia mais:

“Se ele alcançar as expectativas e se pudermos reusar uma porção significativa de nosso trabalho com o X1E, nós podemos voltar ao desenvolvimento”, diz a companhia. “O quanto de nosso trabalho já feito pode ser transferido para o X2E pode apenas ser estimado depois de uma avaliação detalhada do chip.”

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções