
O desenvolvedor do MSI Afterbuner, Unwinder, já havia mencionado a possibilidade de suporte a “novo hardware” no utilitário. Agora, ele sugeriu que a amostra de engenharia mencionada em outubro de 2025 pode ser uma fonte de alimentação da MSI.
E isso coincide com as próprias prévias de fontes de alimentação da MSI apresentadas para a CES 2026, que começa oficialmente amanhã, mas hoje já terá algumas apresentações de diversas empresas.
O alvo mais provável da atualização é a nova série de fontes de alimentação PCIe MPG Ai TS da MSI, que a empresa está promovendo com base em um recurso de segurança focado na GPU.
A MSI chama o recurso de “proteção proativa e instantânea”, e sua prévia indica o monitoramento de energia da GPU pelo conector de 16 pinos, em vez de telemetria de todo o sistema.
Notícias Relacionadas:
- ROG Crosshair X870E Glacial é apresentada oficialmente; modelo Dark Neo aparece em teaser
- Snapdragon X2 Elite Extreme usa processo de 3nm da TSMC para atingir clock máximo
- Gigabyte lança novas placas-mãe AM4 com DDR4 em meio à disparada dos preços da DDR5
Detalhamento das novidades
Se for esse o hardware da amostra, o Afterburner poderá se tornar a interface para esse recurso. Ou seja, ele irá exibir o status e o feedback de proteção ao usuário quando emparelhado com as novas fontes de alimentação.
Isso também se encaixaria na janela de lançamento da RTX 50, já que o conector 12V-2×6 voltou a ser um assunto em alta. E espera-se que a própria RTX 5090 Lightning da MSI utilize dois conectores 12V-2×6.

A MSI já nomeou os dois modelos que está apresentando: MPG Ai1300TS PCIE5 e MPG Ai1600TS PCIE5. E este último foi fotografado por um overclocker.
A MSI afirma que revelará completamente o recurso na CES 2026 nesta semana. Também é quando deve-se descobrir como será o suporte ao Afterburner e quais GPUs, cabos e proteções ele poderá detectar.
Ficha Técnica (Ainda) Indisponível

A ficha técnica completa dos novos modelos de fonte ainda não está disponível. Porém, as imagens sugerem que as novas unidades de alimentação possuem um conector USB dedicado no chassi.
Isso indica que a comunicação entre a fonte e o sistema operacional será direta, permitindo monitoramento em tempo real via software, provavelmente através do MSI Center.
Deste modo, supõe-se que o sistema deve atuar monitorando oscilações ou anomalias na entrega de energia pelo cabo 12V-2×6 (sucessor do 12VHPWR). Assim, caso detecte qualquer instabilidade, a fonte pode cortar a energia ou ajustar os parâmetros de tensão elétrica antes que ocorra algum dano.

A designação “PCIE5” também confirma a compatibilidade nativa com os padrões mais recentes da indústria, dispensando o uso de adaptadores para placas de vídeo modernas.
Além disso, se a tecnologia cumprir o que promete, a MSI pode estabelecer um novo padrão de confiabilidade para montagens de computadores de alta performance. E isso remove a ansiedade relacionada à integridade dos cabos de energia em workstations e PCs gamers.
Fontes: Unwinder e Uniko’s Hardware.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções