Índice do Artigo

O cerco vai apertando!

Remessa Conforme mira pirataria em nova etapa para varejo internacional

Combate à sonegação e à falsificação se unem na próxima etapa do programa

Receita Federal agentes / Remessa Conforme pirataria
Créditos: Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal prepara uma nova etapa do programa Remessa Conforme com foco no combate à pirataria. A iniciativa, que já visa a sonegação de impostos no e-commerce internacional, integrará órgãos reguladores como Inmetro, Anatel e Anvisa para fiscalizar produtos que entram no país.

O objetivo é atacar especialmente os setores de vestuário e brinquedos (Inmetro), eletrônicos (Anatel) e cosméticos (Anvisa). A ideia é que cada órgão desenvolva sistemas de gestão de risco para detectar produtos irregulares por amostragem, mas com alta taxa de acerto, similar ao que já é feito pela Receita com contêineres.

Combate à pirataria do programa Remessa Conforme

A medida atende a um pedido antigo dos empresários nacionais, que reivindicam combate à concorrência desleal e isonomia tributária no varejo online. A popularização de sites como Shein, Shopee e AliExpress, com produtos baratos e muitas vezes falsificados, prejudica o comércio local.

Mensagens anti-pirataria têm efeito oposto, aponta pesquisa

Em 2022, o então ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu acabar com o “camelódromo virtual”, defendendo um imposto digital que não saiu do papel. Agora, a Receita acredita ter as ferramentas necessárias para a fiscalização, com o Remessa Conforme monitorando 100% das mercadorias que entram no país.

Remessa Conforme

O programa exige o recolhimento antecipado de tributos por parte dos e-commerces internacionais no momento da compra. Isso garante agilidade na entrega, mas isenta de Imposto de Importação itens de até US$ 50, gerando críticas por parte do comércio nacional que pede tratamento igualitário.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) reconhece a importância do combate à pirataria, mas defende a isonomia tributária. “Ou isenta todos ou taxa todos”, afirma o presidente Alfredo Cotait.

Gestão de risco e volume de produtos

A gestão de risco é fundamental para viabilizar a fiscalização, dada a quantidade de produtos que ingressam no país diariamente. Nos primeiros sete meses de 2023, o Brasil recebeu 3,3 bilhões de itens de até US$ 50, 40% da China.

Shein, AliExpress e Mercado Livre: saiba as empresas que aderiram ao Remessa Conforme

A Receita Federal acredita que o Remessa Conforme contribui para a redução do volume de produtos irregulares, mas o desafio ainda é grande. A integração com os órgãos reguladores e o desenvolvimento de sistemas de gestão de risco são medidas importantes para fortalecer o combate à pirataria no e-commerce internacional.

Fonte: Estadão

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções