A Segurança Baseada em Virtualização (Virtualization Based Security ou VBS em inglês) não é necessariamente uma exclusividade do Windows 11, já que isto também é suportado no Windows 10. A VBS possibilita habilitar o recurso chamado “Integridade da memória”, que também é conhecido pelo termo técnico Hypervisor-Enforced Code Integrity (HVCI), no aplicativo Segurança do Windows e basicamente impede que códigos maliciosos sejam inseridos em processos do sistema operacional.
A Segurança Baseada em Virtualização requer que o computador tenha um processador 64 bits com suporte para tecnologias como Second Level Address Translation (SLAT), e para recursos de virtualização como VT-x em processadores Intel e AMD-V em processadores da AMD. Embora mais segurança seja sempre algo bom para os usuários, isso também pode resultar em um pouco de perda de desempenho. Alguns sites afirmam que este recurso de segurança causa perda de desempenho de 5% a até 25% em alguns jogos, mas é claro que outros fatores podem influenciar nos resultados.
A desativação de recursos de segurança do Windows pelo usuário não é algo recomendado.
A boa notícia é que o recurso “Integridade da memória” é completamente opcional. Ele pode ser habilitado ou desabilitado manualmente pelo usuário. Em novos PCs com Windows 11, alguns fabricantes podem oferecer este recurso já habilitado por padrão, já que esta é a recomendação da Microsoft para a grande maioria dos PCs com exceção dos chamados “PCs gamer” justamente por causa da possível queda de desempenho.
Você pode conferir se a Segurança Baseada em virtualização está em execução acessando o utilitário Informações do sistema digitando msinfo na caixa de pesquisa ou na caixa de diálogo Executar. Com o utilitário aberto basta localizar o item Segurança baseada em virtualização e verificar o seu estado como mostrado na imagem abaixo:
Reprodução/Fabio Rosolen
Se a Segurança Baseada em Virtualização estiver com o status Em Execução como mostrado acima, abra o aplicativo Segurança do Windows clicando em seu ícone na área de notificação do Windows 10 ou do Windows 11 e clique em Segurança do Dispositivo. Em seguida localize o item “Isolamento de núcleo” e clique no link “Detalhes do isolamento de núcleo” logo abaixo dele:
Reprodução/Fabio Rosolen
Mova o slider do recurso “Integridade da memória” para a posição Desativado e reinicie o computador:
Reprodução/Fabio Rosolen
Abra o utilitário Informações do sistema novamente e confira o estado da Segurança baseada em virtualização. Ela deve aparecer como “Não habilitado”:
Reprodução/Fabio Rosolen
Outro método para desativar a Segurança Baseada em Virtualização envolve uma pequena alteração no Registro do Windows. Para começar, abra o Editor do Registro digitando regedit na caixa de pesquisa ou na caixa de diálogo Executar:
Reprodução/Fabio Rosolen
Com ele aberto, navegue até a seguinte chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\DeviceGuard
Dentro desta chave, crie um valor DWORD com o nome EnableVirtualizationBasedSecurity, defina-o como “0” (zero) e reinicie o computador:
Reprodução/Fabio Rosolen
Observação importante: A desativação de recursos de segurança do Windows pelo usuário não é algo recomendado. Somente faça isso se estes recursos de segurança estiverem claramente causando problemas.
- Categorias
- Tags
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções