
Jensen Huang, um dos criadores e chefe da NVIDIA, ofereceu nesta semana mais uma entrevista prometendo um futuro brilhante proporcionado pela IA. Enquanto não é surpresa que a empresa que mais fatura com IA no mundo continue a promover a tecnologia, dessa vez falou um pouco das “dores” que poderão ser causadas no processo.
“Os empregos de todos serão afetados. Alguns trabalhos serão perdidos”, declarou Huang, em entrevista ao Gizmodo. Muitos defensores de uma “revolução” baseada em IA promovem a especialização na área como uma solução para quaisquer pessoas que sejam impactadas pelas mudanças. O chefe da NVIDIA aposta em mais uma alternativa – ao menos para os Estados Unidos: voltar a focar na industrialização nacional.

“Essa paixão, a habilidade, a arte de fazer coisas. A habilidade de fazer coisas é valiosa para o crescimento econômico”, declarou Huang. “É valiosa para uma sociedade estável com pessoas que podem criar uma vida maravilhosa e uma carreira maravilhosa sem ter que conseguir uma pós-graduação em física.”
Não é um posicionamento surpreendente, levando-se em conta que Huang precisa não somente dos engenheiros que desenvolvem seus aceleradores para IA, mas também operários de obra para levantar as fábricas do crescimento constante da NVIDIA e suas parceiras mais próximas, como a TSMC.
Chefe da NVIDIA pede “paciência” com as dores do crescimento da IA
O pessoal do Gizmodo questionou o CEO da NVIDIA não apenas sobre os impactos econômicos da rápida escalada na presença de IA na vida das pessoas, mas também sobre seus aspectos mais sociais – em especial em relação a modelos generativos e LLM.

Mais precisamente, nos últimos dias o chatbot Grok, da rede social X, teve que entrar em nova manutenção depois de chegar ao ponto de se autodenominar “MechaHitler“. Perguntado sobre controvérsias do tipo, Huang disse que a IA “ainda vai causar danos” em seu desenvolvimento.
Leia mais:
- China desafia sanções e mira 100 mil chips NVIDIA para IA
- GPUs da NVIDIA viraram garantias para empréstimos bilionários de startups
- CEO da NVIDIA diz que “Lei de Moore morreu”; o que vale agora é “lei de Huang”
Assim como seu posicionamento em relação aos empregos, o executivo mantém a visão de que o “saldo” da IA será positivo. Ele inclusive salienta que alguns modelos já usam outras plataformas de IA para checar os fatos do que vão apresentar ao usuário, alegando que isso seria uma melhoria.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções