
Conhecida por seu grande potencial para aplicações de inteligência artificial, a linha Blackwell da NVIDIA tem gerado várias polêmicas nas últimas semanas. Enquanto a companhia tem o desejo de enviar GPUs pertencentes a ela para a China, o governo dos Estados Unidos tem tomado várias ações para impedir que isso aconteça.
Após o presidente do país, Donald Trump, afirmar que não tem a intenção de permitir que qualquer placa da linha chegue aos chineses, o Secretário de Tesouro Scott Bessent comentou publicamente sobre o assunto. Segundo ele, os componentes realmente vão poder chegar ao “rival” político, mas sob uma condição importante.

Em uma entrevista à CNBC, Bessent afirmou que, atualmente, a linha Blackwell da NVIDIA pode ser considerada como a “joia da coroa” dos Estados Unidos, mas isso pode mudar em breve. “Considerando a incrível inovação que ocorre na NVIDIA, quando os chips Blackwell estiverem a dois, três ou quatro níveis abaixo da hierarquia de chips em termos de eficiência, nesse ponto eles vão poder ser vendidos”, afirmou.
China não vai ficar esperando por chips antigos da NVIDIA
Enquanto as palavras de Bessent não representam uma política oficial do governo dos Estados Unidos, elas demonstram bem a postura do país em relação ao mercado chinês. Assim, a NVIDIA pode se ver incapaz de voltar a explorar a região, especialmente dado que suas empresas não vão ficar esperando calmamente pela chegada de chips antigos.

A própria corporação comandada por Jensen Huang já fez esse alerta, afirmando que sua ausência na China dá espaço para que empresas locais cresçam. O próprio governo do país asiático tem demonstrado o desejo de investir em companhias locais e chegou a afirmar que GPUS como a H20 trazem recursos de espionagem escondidos em seus interiores.
Atualmente, a NVIDIA já está se preparando para a linha Vera Rubin, que deve ser tornar a sucessora natural da linha Blackwell. No entanto, a própria companhia estima que a substituição pelos componentes mais modernos vai demorar, dado que muitas de suas parceiras ainda trabalham com encomendas de seus produtos atuais.

O bloqueio dos Estados Unidos à venda de GPUs para a China é consequência da importância que a inteligência artificial tem para seus governantes. Eles acreditam que a tecnologia é realmente o futuro, e quem for capaz de dominá-la antes vai ter uma grande vantagem no cenário político internacional.
Fonte: Tom’s Hardware
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções