Índice do Artigo

Nvidia

Como saber qual é a taxa de atualização de um monitor?

Como saber qual é a taxa de atualização de um monitor?
Créditos: Seyed Sina Fazeli/Unsplash

Um monitor com uma taxa de atualização superior aos 60 Hz é o sonho de muitos jogadores que procuram maneiras de desempenhar melhor dentro dos jogos — principalmente os competitivos. No entanto, comprar um equipamento mais potente que possui uma taxa de quadros por segundo maior que o tradicional requer um pouco de atenção.

Isso porque é possível que muitos usuários estejam com um monitor mais potente, mas não esteja utilizando toda a capacidade de atualização de quadros por segundo que ele possuí. Desta maneira, a primeira coisa que é preciso fazer ao ligar um monitor com mais quadros é ter a certeza de que o máximo dele está sendo utilizado pelo computador.

Pensando nisso, o Adrenaline preparou um passo a passo rápido para que todos os usuários consigam conferir se os monitores estão performando como o desejado. Apesar de o intuito deste artigo ser aumentar a taxa de atualização do monitor que possui esta configuração, ela também serve para quem quer reduzí-la, independentemente do motivo.

Como fazer para checar a taxa de atualização do monitor

Antes de mais nada, é importante lembrar que o passo a passo deste artigo foi feito no Windows 10, mas ele também pode ser utilizado no Windows 11. 

1º passo: os usuários precisam digitar “Configurações” na busca do Windows. Quando a tela estiver aberta, clique na opção “Sistema” no primeiro ícone que aparecerá para os usuários.

2º passo: ao ir para a tela de telas, role o cursor do mouse até chegar no fim. Em seguida, procure pela opção “Configurações avançadas de tela”.

3º passo: nesta tela será necessário escolher qual monitor você deseja checar a quantidade de quadros por segundo que ele está atualizando (caso tenha mais de um). Senão, basta deixar na escolha padrão do Windows.

4º passo: em seguida, basta olhar a opção de taxa de atualização e selecionar a mais alta (caso deseje aumentar) ou a mais baixa (caso deseje diminuir). Pronto, seu monitor está configurado para funcionar com os Hz desejados para o uso.

5º passo: esta etapa é opcional para usuários que possuem placa de vídeo Nvidia. Isso porque também é possível fazer a configuração da taxa de quadros por meio do programa gráfico.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções