
Pouco após o governo dos Estados Unidos liberar a exportação da GPU H200 da NVIDIA para a China, o país tomou uma medida que vai complicar transações futuras. A mando de Pequim, diversas companhias nacionais tiveram que suspender ou adiar seus pedidos do hardware que é usado para treinar modelos de inteligência artificial.
A intenção do governo chinês é evitar que a volta da NVIDIA ao país represente a perda de avanços importantes da indústria nacional. A expectativa é que, mesmo que as placas H200 voltem a ser liberadas, companhias vão ser obrigadas a comprar uma “cota” de produtos locais que devem ser usados suas estruturas.

Segundo a Reuters, o governo chinês não é exatamente oposto à presença da corporação em seu território, mas quer lidar com a situação de forma comedida. Assim, ele decidiu pela paralisação atual como uma forma de evitar que grandes estoques do hardware sejam criados antes de que uma solução final seja encontrada.
NVIDIA exige pagamentos adiantados de clientes chineses
Em resposta à decisão de Pequim, a NVIDIA tomou algumas medidas para tentar proteger suas receitas. A partir de agora, ela só vai enviar GPUs H200 para parceiros chineses que se mostrem dispostos a pagar pelos componentes antes de que eles sejam transportados.
Além disso, quem fizer pedidos não vai mais ter a opção de cancelá-los, tampouco de pedir reembolsos do valor investido. Para completar, não haverá meios de mudar as configurações de encomendas depois que elas tenham sido feitas. Com isso, a empresa deve se proteger de instabilidades, embora possa reduzir sua carteira de clientes.

Fontes consultadas pela Reuters afirmam que, em casos pontuais, a NVIDIA está disposta a permitir que seus clientes trabalhem com seguros comerciais ou oferecem a garantia de ativos para obter as placas. Esses meios são aceitos como alternativas aos pagamentos em dinheiro que a empresa passou a fazer.
Desde que a exportação da H200 voltou a ser liberada para a China, cerca de 2 milhões de unidades já foram encomendadas. Esse valor supera em muito o estoque de 700 mil unidades mantido pela corporação, o que possibilita que ela seja mais seletiva e restritiva nos pedidos que pretende atender.
Fonte: Reuters, Reuters (2)
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções