Índice do Artigo

Nvidia

GPU NVIDIA GeForce RTX 3060M transformada em placa de vídeo desktop é testada em jogos

GPU NVIDIA GeForce RTX 3060M transformada em placa de vídeo desktop é testada em jogos
Créditos: Bulls Lab

A falta de placas de vídeo no auge da pandemia e mineração levou empresas chinesas a criarem versões desktop com projetos de GPUs mobile. Meses depois, o canal sul coreano BullsLab fez um review comparando uma NVIDIA GeForce RTX 3060M para desktop contra uma RTX 3060M de notebook de fato. O review trouxe benchmarks sintéticos e em jogos também.

Essa criação inusitada feita na china se sai melhor em jogos e nos benchmarks sintéticos comparada com a RTX 3060M. O responsável pelos testes ainda configurou a GPU de notebook com TDP acima dos 80 Watts padrão de fábrica para 105 W e, mesmo assim, a RTX 3060M não alcançou sua irmã que se libertou da prisão de um notebook.

Vale lembrar que a RTX 3060M transformada em placa de vídeo desktop não é exatamente uma placa de vídeo para jogos, já que é uma espécie de Frankenstein. São criadas por empresas desconhecidas, já que nenhuma das grandes marcas como Asus, Gigabyte, entre várias outras, criaram suas versões.

A RTX 3060M desktop tem as mesmas configurações que sua versão dentro de notebooks. A maior diferença fica para o TDP travado em 80W, contra os 105 W que a variante mobile de verdade consegue chegar sendo configurada. A placa de vídeo transformada consegue frequências entre 100 MHz a 300 MHz mais rápidas, dependendo da necessidade. 

OEMs chinesas estão vendendo GPUs NVIDIA mobile como placas de vídeo para mineração

Placas transformadas não são oficiais

A RTX 3060M para desktop não tem a limitação LHR, que acabou se tornando um sigla qualquer, já que mineradores deram um jeito de quebrar a limitação que GPUs NVIDIA LHR tinham. Além disso, essas placas de vídeo não têm driver oficial. Elas usam versões customizadas da 512.15, que é de vários meses atrás.

Como bem lembra o site Videocardz, a falta de suporte oficial por parte da NVIDIA, como por exemplo drivers oficiais para essas GPUs transformadas, nos leva a crer que a fabricação delas seja até mesmo algo ilegal, embora a empresa liderada por Jensen Huang nunca tenha falado nada sobre o assunto oficialmente.

A placa de vídeo RTX 3060M para PCs de mesa até tem boa performance e poderia ser uma alternativa no mercado, mas sem o veredito da NVIDIA, isso não aconteceria. Além disso, rumores sugerem que a empresa vai adiar o lançamento da próxima geração Ada Lovelace por conta do tanto de placas da atual geração RTX 30 que estão no mercado. 

Via: VideoCardz, Bulls Lab

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções