Índice do Artigo

A próxima já está no gatilho

GPUs NVIDIA "Rubin" entrarão em produção em 2025

As GPUs NVIDIA "Rubin" serão produzidas ainda em 2025 de acordo com um analista, trazendo primeiro a "R100" ao mercado

OpenAI Microsoft NVIDIA
Créditos: Divulgação

As GPUs NVIDIA “Blackwell” nem foram lançadas oficialmente no mercado e analistas já estimam que a corporação esteja trabalhando arduamente na próxima arquitetura. Com o nome de “Rubin” – homenagem à Vera Rubin – diversos fatores apontam que sua produção será iniciada no último trimestre de 2025.

A afirmação é do analista da TF International Securities, Mich-Chi Kuo, que também revela que a primeira GPU que produzirão será a R100 (que não deve ser confundida com a placa de vídeo de mesmo nome desenvolvida pela ATI em 2002).

Veja mais:

NVIDIA
Créditos: NSF’s Optical-Infrared Astronomy Research Laboratory/KPNO/AURA

De acordo com o profissional, a GPU NVIDIA “Rubin” entrará na produção em massa no Q4 2025, apresentando um grande salto de desempenho e com foco para o seu design que supostamente reduzirá significantemente o consumo de energia – o que é importante, já que suas placas já estão se aproximando dos KW.

O analista aponta que as tendências de mercado continuarão sendo vistas antes de seu lançamento: a fabricante revelará elas oficialmente para seus parceiros comerciais e, antes da sua chegada, alguns clientes terão acesso prévio ao hardware – para avaliações e criação de sistemas compatíveis.

Bom, nem precisamos citar que a promessa é que as GPUs NVIDIA “Rubin” elevem ainda mais o patamar de uso das inteligências artificiais – atual foco da corporação e que não deve se desviar tão cedo assim. Se a arquitetura “Ada” já tem isso como destaque e as “Blackwell” também seguem este caminho, então dificilmente a próxima fugirá da proposta.

Divulgação/NVIDIA

Estimativas para a GPU NVIDIA R100 “Rubin”

Mich-Chi Kuo também especula que as GPUs NVIDIA R100 “Rubin” usarão o processo 3 nm da TSMC com EUV FinFET. Em comparação à arquitetura que será lançada ainda em 2024, que usa o TSMC-N4P (4 nm) com design de retícula de 3.3x, o próximo terá um design com 4x.

Porém, alguns procedimentos serão similares em sua produção – como o uso do empacotamento CoWoS-L da TSMC – que também está sendo visto na produção de GPUs B100. É esperado que ele seja o primeiro a usar a memória empilhada HBM4 e terá oito camadas.

TSMC 1.6 nm
Créditos: TSMC

Já o NVIDIA “Grace Rubin” GR200 (CPU+GPU) poderá apresentar uma CPU “Grace” Refresh, também fabricada em processo 3 nm. No entanto, vale notar que são apenas estimativas de mercado e a própria NVIDIA sequer revelou uma arquitetura “Rubin” até o momento. Com produção em massa em 2025, é possível que elas cheguem só em 2026.

Fonte: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções