Índice do Artigo

Problemas nas CPUs

NVIDIA aponta CPUs Intel Raptor Lake por problemas de instabilidade

NVIDIA está repassando aos usuários que os problemas de instabilidade vistos são provocados por CPUs Intel de 13ª e 14ª Geração

INtel PresentMon
Créditos: Divulgação

A NVIDIA está apontando que os problemas de instabilidades encontrados pelos usuários podem estar sendo causados pelas CPUs Intel de 13ª e 14ª Geração da linha Raptor Lake e Raptor Lake Refresh – principalmente os modelos de alto desempenho da série “K”.

Em uma declaração recente da fabricante, eles afirmam que os usuários devem ter uma assistência direta da Intel se encontrarem casos de instabilidade, erro de memória de vídeo, crashes em jogo ou falha ao iniciar determinados aplicativos de seu computador.

Intel Meteor Lake PS LGA-1851
Divulgação/Intel

Este desempenho instável pode ser notado em workloads que exigem bastante, como o caso de jogos produzidos em Unreal Engine 5 ou durante as tarefas de compilação de sombreamento – que usam muito das capacidades do processador e das GPUs. E, ao que tudo indica, a NVIDIA não está errada ao indicar o caminho aos seus usuários.

A Intel já abriu uma página oficial dedicada ao problema, com o objetivo de oferecer suporte para os casos que estão sendo notados em suas CPUs. No entanto, ela ainda não divulgou ela publicamente e não apresentou uma solução direta para que o público possa resolver os problemas – o que deveria ter ocorrido de forma mais clara.

Apesar da NVIDIA jogar para a Intel e esta não assumir os problemas de instabilidade, a comunidade está apontando que isto pode ser resolvido ao reduzir o clock ou uso de energia de seu processador i9 de 13ª ou 14ª Geração – limitando seu computador para que estes casos ocorram com frequência menor, o que não resolve, mas já ajuda.

Intel Core / especificações intel 14ª
Divulgação

Entre NVIDIA e Intel não há saída

Mesmo podendo acessar o suporte da Intel, como indicado pela NVIDIA, é necessário que a fabricante traga correções para que os usuários atuais e quem acabar se deparando com o problema no futuro não tenham mais esta dor de cabeça.

É possível que, neste momento, esteja sendo estudada a raiz destes casos para que possam trazer melhorias – seja via atualização para os jogos e aplicativos ou um update da BIOS de sua placa-mãe.

Enquanto encara este problema, as únicas soluções é fazer o que a NVIDIA indicou: entrar em contato com o suporte da Intel sobre suas CPUs e/ou aplicar as mudanças que a comunidade sugere para ver uma redução enquanto uma solução definitiva não aparece.

Fonte: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções