"

O boom IA

NVIDIA corre para atender explosão de demanda por placas H200 na China

Empresas chinesas teriam encomendado 2 milhões de chips H200, enquanto estoque da NVIDIA não chega a 1 milhão

Imagem de um rack com H200
Créditos: NVIDIA (editada)

A NVIDIA aparentemente não estava preparada para a liberação da venda de suas placas H200 para a China. Uma nova reportagem da Reuters aponta que há uma explosão de demanda em empresas tecnológicas do país, enquanto a dona das GeForce não tem estoque suficiente para atender as encomendas. Por isso, a maior companhia de IA do mundo teria corrido para a TSMC por mais produtos.

Segundo relatos do site, a NVIDIA teria recebido o total de encomendas para 2 milhões de chips H200 para o ano de 2026. No momento, a empresa teria um estoque de apenas 700.000 unidades da placa, que não chega nem na metade do necessário.

Divulgação/NVIDIA

Não se sabe o número exato de novas unidades de H200 que a NVIDIA encomendou com a TSMC, mas preocupações já se levantam em relação ao suprimento do mercado global de IA, que pode sentir o impacto da maior empresa do mundo acelerando suas encomendas da principal fabricante de chips.

A Reuters reporta ainda que a gigante da IA pretende cobrar em torno de US$ 27.000 por cada H200 vendida para a China.

NVIDIA garante que não vai faltar H200 nos Estados Unidos

Contatada para comentar o caso, a NVIDIA não confirmou nem negou a alta demanda por produtos vinda da China. Em vez disso, a empresa preferiu prometer que não vai ter problemas de suprimento para os EUA.

NVIDIA

“Vendas licenciadas da H200 para clientes autorizados na China não terão impacto em nossa habilidade de atender nossos clientes nos Estados Unidos”, declarou a empresa. “A China é um mercado altamente competitivo com fornecedores locais de chips em crescimento. Bloquear todas as exportações dos EUA sabotou nossa segurança nacional e econômica e beneficiou apenas competidores externos”.

China ainda pode acabar barrando a venda dos produtos

Enquanto os EUA liberaram a exportação de placas H200 e a NVIDIA já encomenda mais produtos, ainda existe a preocupação da China barrar a entrada das placas no país.

Leia mais:

O governo ainda delibera sobre o assunto porque, enquanto já é possível encontrar soluções locais próximas da H20, não é o caso para a H200. Por mais que a China busque autonomia, não vai fazer isso deixando suas empresas de tecnologia muito pra trás de competidoras globais.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções
Sair da versão mobile