Índice do Artigo

Agora vai?

Vazamento revela notebook "premium" da Dell com chip N1X, a CPU ARM da NVIDIA

N1X já aparece em rumores há anos, mas 2026 pode enfim ser o ano que ele ganha um lançamento oficial

Notebooks Dell com N1X escrito
Créditos: Dell (editada)

Um manifesto de transporte revela que a Dell andou testando um notebook “premium” equipado como elusivo processador N1X no ano passado. O chip é desenvolvido pela NVIDIA em parceria com a MediaTek, para sistemas domésticos baseados em ARM, e aparece há anos nos rumores.

O documento vem da famosa plataforma NBD, listando um “Dell 16 Premium DVT N1X ES2 OLED”. Ou seja, um notebook high-end da fabricante com tela OLED de 16” e o novo processador da NVIDIA.

Captura de manifesto de transporte com notebook Dell com N1X
Fonte: NBD

Vale lembrar que a Dell é dona da marca Alienware, e muitos de seus notebooks “premium” saem nessa linha de produtos gamer com designs mais chamativos. Também é interessante ressaltar que na CES 2026 vimos o retorno dos modelos XPS, que podem ser outra opção interessante para o N1X fazer sua estreia.

O TechSpot bem lembra que a Dell está envolvida em rumores e vazamentos sobre o N1X desde os primeiros sinais de que o chip poderia existir. Em 2024 o próprio CEO e fudador da companhia, Michael Dell, comentou que as pessoas deveriam “ficar ligadas” quando começaram comentários de que a NVIDIA trabalhava numa CPU ARM.

Finalmente veremos o N1X neste ano?

Depois de tanto tempo nos rumores e boatos – inclusive previsões de quando o chip seria apresentado que não se confirmaram – a expectativa é que 2026 seja o ano em que finalmente teremos os primeiros produtos com o N1X.

CEO da MediaTek e NVIDIA se cumprimentando.
Fonte: NVIDIA

Depois de vazamentos em testes de benchmark e agora um manifesto de transporte, a previsão parece mais provável dessa vez. E possivelmente a estreia vai acontecer num notebook Dell.

Leia mais:

Windows em ARM no momento é dominado pela Qualcomm com o Snapdragon X Elite, que está próximo de chegar à sua segunda geração. A empresa promete ganhos de performance especialmente em games, que continua sendo um ponto fraco para a arquitetura.

Se a NVIDIA conseguir oferecer uma alternativa realmente viável com o N1X, pode acabar abocanhando boa parte do mercado, que ainda não conta com muita variedade de componentes.

Via: TechSpot

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções