
Dez anos depois do primeiro Steam Controller, a Valve enfim apresenta uma nova versão de seu periférico, com tecnologias avançadas e a promessa de uma experiência premium. O acessório conta não apenas com TMR, recurso que tem se tornado comum em controles high-end, mas também com um novo jeito de detectar comandos chamado Grip Sense.
Começando pelas partes mais simples, o Steam Controller traz um design que chegou a aparecer em vazamentos anteriores. Ele é mais quadrado que sua versão original e reposiciona os track pads, além de colocar as alavancas do analógico em paralelo – como no controle do PlayStation, diferente do estilo Xbox.

A tecnologia TMR usa campo magnético para detectar os comandos do jogador, evitando desgaste e drift com o tempo de uso. É semelhante ao funcionamento do conhecido efeito Hall, com a promessa de ser mais eficiente e economizar bateria. A Valve promete até 35 horas de autonomia.
Falando na autonomia, o novo Steam Controller acompanha um “puck”, que serve não apenas para recarregar o controle quando ele não está em uso, mas também como receptor para a conexão sem fio. O acessório também pode se conectar ao PC via Bluetooth.

Grip Sense, botões extras e vibração avançada
Conforme mencionado, o Steam Controller traz uma nova tecnologia chamada Grip Sense, que emprega duas áreas capacitivas diretamente na empunhadura do controle, na parte de trás.
A solução é uma maneira de tornar a pegada do jogador um comando. Por padrão, o controle ativa a mira por giroscópio usando o Grip Sense, mas o usuário pode programar para outros inputs ao seu gosto, usando a própria Steam.

Além do Grip Sense, o novo controle também emprega quatro botões programáveis na parte de trás, para comandos extras.
Por fim, a Valve ressalta ainda que a nova versão do Steam Controller oferece “vibração de alta definição”, com uma resposta tátil mais precisa. Podemos interpretar que deve ser algo comparável ao feedback háptico do DualSense, por exemplo.

Steam Controller é compatível com produtos Steam e chega em 2026
O Steam Controller é parte da nova coleção de produtos que a Valve anunciou, com chegada prevista para 2026. Sendo assim, ele é compatível não apenas com qualquer PC usando Steam, mas também com a recém revelada Steam Machine e com o headset de realidade virtual Steam Frame.
Leia mais:
- O Festival Animal começou na Steam – veja ofertas e demos!
- Steam vai encerrar suporte a versões 32-bit do Windows
- Nova tecnologia TMR promete revolucionar os teclados mecânicos
Além disso, o novo periférico pode ser usado para jogar no Steam Deck. O novo periférico mede 111 x 159 x 57mm e pesa 292g. Infelizmente, a Valve não divulgou ainda seu preço sugerido.
Via: Valve
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções