Índice do Artigo

A salvação ou o fim

Processo de 2nm da Samsung pode ser "ou vai ou racha" para sua divisão foundry

Samsung precisa demonstrar credibilidade em sua nova tecnologia de fabricação o quanto antes

Imagem de processador Exynos da Samsung
Créditos: Samsung

O processo de fabricação em 3nm GAA (gate all around) da divisão foundry da Samsung acabou ficando conhecido pelos seus baixos rendimentos, afetando muito a imagem da empresa no segmento. Agora, sem surpresas, há especulação de que a próxima geração de produção de semicondutores da companhia, em 2nm, representa um “ou vai ou racha” para sua posição como fabricante de chips.

A nova tecnologia para 2nm GAA da Samsung, conhecida como SF2, deve fazer sua estreia no Exynos 2600, processador topo de linha que a empresa prepara para seus próprios celulares. Potenciais clientes estariam acompanhando de perto a habilidade da empresa sul-coreana de fabricar de maneira consistente e confiável com a nova tecnologia.

Samsung considera investir US$ 44 bilhões na fabricação de chips nos EUA
Unsplash

Há rumores de que a companhia já conseguiu um contrato multibilionário para fabricar processadores baseados em 2nm voltados para IA. A capacidade da Samsung de entregar essa remessa vai ser determinante para melhorar sua imagem e emplacar novos contratos para as próximas gerações de seu processo de 2nm.

Samsung já prepara novas versões do SF2

Há relatos de que a Samsung teria adiado seu trabalho em 1,4nm para focar totalmente no processo mais próximo, de 2nm, na tecnologia SF2. A ideia seria garantir rendimentos melhores e superar os danos em sua credibilidade causados pela tecnologia de 3nm.

Fábrica da Samsung na China
Fonte: Samsung

Ainda assim, no entanto, uma empresa de tecnologia não pode parar o desenvolvimento de melhorias e novas gerações em seus produtos para não ficar para trás. É por isso que a Samsung já trabalha em novas versões do SF2, conhecidas como SF2P e SF2P+.

Leia mais:

São revisões do processo que devem entregar melhor performance e eficiência energética. No entanto, tudo vai depender da entrega da empresa na estreia de sua fabricação em 2nm. Especula-se que, se a Samsung não conseguir impressionar clientes com a nova tecnologia, sua divisão foundry pode estar com os dias contados.

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções