
Durante a CES 2026 (que está acontecendo até o dia 09 de janeiro em Las Vegas), a Samsung e a Intel demonstraram sua nova tecnologia SmartPower HDR. Ela foi desenvolvida em conjunto para ajudar notebooks com telas OLED a oferecerem maior duração da bateria sem sacrificar o brilho e as cores vibrantes do HDR.
Com o SmartPower HDR, os notebooks com telas OLED poderão ajustar dinamicamente as voltagens com base nas características do conteúdo exibido na tela em tempo real, aprimorando o algoritmo HDR convencional de voltagem fixa.
O ganho para os usuários é uma redução do consumo de energia emissiva em telas OLED de até 22% no modo SDR padrão e até 17% ao visualizar conteúdo HDR. Ao mesmo tempo, a tecnologia SmartPower HDR manterá o desempenho HDR semelhante às configurações HDR padrão de OLED.
Notícias Relacionadas:
- MSI lança novos notebooks gamer Raider e Stealth de 16” com CPUs Panther Lake, OLED e RTX 50
- Linha gamer da Acer recebe upgrade na CES 2026: Panther Lake chega aos Predator e Nitro
- Novo NAS da Ugreen facilita busca de dados e promete conexão mais rápida
Demonstração

A Intel já tinha exibido a capacidade de seus notebooks “Core Ultra Series 3” da linha Panther Lake de reduzir significativamente o consumo de energia com o SmartPower HDR, oferecendo recursos HDR sem usar os níveis de energia HDR padrão.
Este modo permite uma economia de energia de aproximadamente 20% na luminância do painel (o que equivale a cerca de 30 a 40 minutos a mais de duração da bateria) no modo HDR para conteúdo SDR. Os painéis são o principal motivo pelo qual a bateria descarrega mais rapidamente ao visualizar conteúdo SDR em HDR.
E, por isso, a Intel executa um algoritmo no SoC e o comunica ao painel para que este ajuste a voltagem dinamicamente com base no conteúdo. A expectativa agora, é a estreia da tecnologia SmartPower HDR em muitos notebooks Core Ultra Series 3 que serão lançados neste trimestre.
Onde há ganhos?
Os ganhos se dão, por exemplo, no uso geral de notebooks, como navegação na web ou edição de documentos, onde ele pode operar com níveis de voltagem mais baixos. São conteúdos de alta definição, como jogos ou reprodução de vídeo, que exigem maior brilho e voltagem.
Os modos HDR tradicionais permanecem travados no brilho máximo, resultando em consumo excessivo de energia mesmo em cenários de uso geral padrão. Como resultado, muitos notebooks utilizam o modo SDR (Faixa Dinâmica Padrão) por padrão, apesar das vantagens de cor e brilho do HDR.
Fonte: The Verge.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções