
A presença de crianças e adolescentes em plataformas sociais é uma preocupação constante na luta contra predadores online. Um dos espaços que mais se envolve em polêmicas no assunto é Roblox, um dos principais alvos do novo documentário “Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso”.
O documentário inédito entrevista diferentes vítimas e seus familiares para falar do problema de aliciadores na internet, não apenas abusadores, mas também aqueles que buscam radicalizar jovens nas fases mais impressionáveis de suas vidas.

A produção é dirigida por Ann Shin. Segundo divulgação do filme, espaços como Roblox “foram dominados por grupos que exploram vulnerabilidades e inseguranças de adolescentes para seduzir, recrutar e radicalizar, com casos que vão desde apologia ao nazismo até sequestros.”
Uma das vítimas entrevistadas é identificada como Janae, e fala de como se tornou algo por se sentir deslocada da escola, buscando na plataforma interações sociais que não tinha em seu cotidiano.

O documentário também traz declarações de profissionais da área, como a psicóloga Rachel Kowert, que alerta: “a normalização da retórica extremista talvez seja a coisa mais nefasta que acontece hoje no Metaverso, porque quando o ódio é normalizado em um espaço, passa a valer em todos”.
Documentário cobra mais segurança das empresa por trás de espaços como Roblox
O filme não se posiciona contra o uso do Metaverso para a socialização de crianças e adolescentes, mas sim cobra um posicionamento mais firme das empresas por trás dessas plataformas. E isso é algo que aparece também na voz de vítimas entrevistadas.
“Para obter uma mudança de verdade, é preciso ir diretamente às empresas”, diz Alex, que passou pelo problema em Roblox. “Obter respostas das empresas é a prioridade número um.”
Leia mais:
- Kentucky processa Roblox, que chama de “parque de diversão de predadores”
- CEO do Roblox aconselha pais desconfortáveis a evitarem a plataforma
- Death Stranding ajuda a burlar verificação de idade do Discord no Reino Unido
Recentemente a empresa por trás da plataforma de criação de jogos implementou novas medidas que prometem trazer mais segurança aos jovens, como a exigência de verificação facial para o uso do chat, por exemplo. Mas o assunto ainda parece constranger seus executivos.
O documentário “Jogos Perigosos: Roblox e o Metaverso” faz sua estreia no streaming CurtaOn, disponível neste site e também nos canais do Prime Video e do Claro TV+.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções