
Na semana passada, dia 17 de dezembro, a Mozilla anunciou um novo CEO, Anthony Enzor-DeMeo, que trouxe com ele um foco renovado e fortalecido em funções de IA para o Firefox. Suas declarações trouxeram críticas instantâneas da comunidade de usuários, então a empresa precisou se pronunciar novamente explicando que será possível “matar” os recursos com facilidade.
“Firefox vai continuar nossa âncora”, declarou Enzor-DeMeo como novo CEO. “Ele vai evoluir para um navegador IA moderno, e suportar um portfólio de adições novas e confiáveis de software.”
A linguagem de “um navegador IA” dá a entender que a tecnologia será central para o funcionamento do Firefox, e não apenas ferramentas adicionais. É por isso que a conte Firefox for Web Developers compartilhou a seguinte mensagem:
“Algo que não ficou claro: o Firefox terá uma opção para desabilitar completamente todos os recursos de IA”, diz o post no Mastodon, em tradução livre. “Nós estamos chamando isso de ‘botão da morte de IA’ internamente. Tenho certeza que vai sair com um nome menos violento, mas esse é o nível de seriedade que estamos encarando isso.”
Firefox tenta trabalhar sua comunicação
É interessante ressaltar que logo em suas primeiras declarações, o novo CEO da Mozilla já mencionou que “IA deveria ser sempre uma escolha – algo que as pessoas podem facilmente desligar”, indicando que as novas versões do navegador vão oferecer essa opção.
A fala, entretanto, veio seguida de “vamos nos mexer com urgência. IA é um software que muda. Navegadores estão se tornando o ponto de controle para a vida digital. A regulação está alterando os padrões. Essas mudanças são favoráveis às vantagens da Mozilla.”
Leia mais:
- O fim dos adblockers? YouTube trava tudo até no Firefox
- NVIDIA Video Super Resolution agora é suportada também pelo Mozilla Firefox
- Programador cria script para remover todos os recursos de IA do Windows 11 facilmente
Agora, depois de mencionar o “botão da morte”, o desenvolvedor da Mozilla também diz que todas as funções de IA terão que ser ativadas pelo usuário que quiser (opt-in). Apesar disso, ele diz que há uma “área cinzenta” no que algumas pessoas consideram ser opt-in ou não, dando como exemplo um novo botão na barra de tarefas.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções