Um dos itens mais pedido para testes no Adrenaline são as eGPUs. Essa tecnologia até tem alguns produtos de marcas conhecidas, como essa da Aorus ou até uma da Alienware que já testamos por aqui no próprio Adrena.
- Link de compra do produto testado
- Aceleramos um notebook com uma GTX 1080 externa: veja a performance do amplificador gráfico da Alienware!
- Aorus apresenta GPU externa RTX 4090 Gaming Box com resfriamento líquido
Mas a disponibilidade desse tipo de produto é baixa, sendo mais fácil recorrer a modelos à venda em sites chineses. Com uma ajudinha (valeu Flávio!) conseguimos um desses produtos: a L17-C50 da Wikingoo.
É até difícil dar detalhes da L15-C50, já que não veio manual com o produto, e nem no site oficial temos mais informações do que as medidas dessa eGPU. A única informação que conseguimos foi um vídeo de singelos 1min47seg que está no anúncio no AliExpress.
O vídeo não traz muitos detalhes, mas já tem informações o bastante para fazer o rolê funcionar. Além da placa de vídeo, você também terá que adquirir a fonte para esse arranjo funcionar.
A conexão com o PC é feito via Thunderbolt 3 ou 4, o que entrega 40Gbps de largura de banda. E aqui já temos um sinal vermelho: 40Gbps, ou melhor, 5GB/s, é bem abaixo do que temos em desktops.
Na tecnologia PCIe 4.0, cada linha entrega 4GB/s, ou seja, uma placa operando em 16 linhas tem 64GB/s. Mesmo na tecnologia PCIe 3.0, se você usa 4 linha – o que já é crítico até pra placas de entrada – você tem 8GB/s.
Nós já testamos na prática limitar a largura de banda, e a coisa não foi tão catastrófica, mas não fomos tão longe como é o gargalo dessa eGPU.
Mas será que a perda de performance é exagerada? Tem algum perfil de hardware que pode ser compatível com essa operação? E por fim, vale a pena comprar uma placa externa – para ter performance – e combinar com um notebook leve – para ter mobilidade – e ter o melhor dos dois mundos? Vamos testar!
Hardwares testados
Vamos combinar múltiplas placas de vídeo com diferentes perfis de performance, para verificar o nível de impacto no desempenho.
Os modelos testados tentam cobrir diferentes marcas e também segmentos de preço e performance. Nesse artigo vamos usar:
- AMD Radeon RX 7900 XTX
- AMD Radeon RX 7800 XT
- AMD Radeon RX 6600
- AMD Radeon RX 580
- Nvidia GeForce RTX 4090
- Nvidia GeForce RTX 4070
- Nvidia GeForce RTX 3060
- Nvidia GeForce GTX 1650
Para o notebook, escolhemos um excelente representante desse balanço de performance e portabilidade. O ASUS Zenbook UX3405 é equipado com o mais recente Intel Core Ultra 7, com 16 núcleos e 22 threads, o que dá uma base de desempenho para trabalharmos, e em contrapartida é um modelo extremamente fino e leve.
As especificações do modelo usado incluem:
- Intel Core Ultra 7 155H
- 16GB de memória LPDDR5X
- 1TB SSD NVMe PCIe 4.0
- 2x Thuderbolt 4
- 31.24 x 22.01 x 1.49 ~ 1.49 cm
- 1.20 kg


3DMark
Fire Strike Ultra
Port Royal

Assassin’s Creed Valhalla
1440p
2160p

Call of Duty Modern Warfare III
1080p
1440p

Cyberpunk 2077 – Liberty City
1080p
1440p
Perda de performance
Colocando os testes em perspectiva, comparando a performance que temos com a placa usada normalmente em um PC high-end versus o desempenho sendo combinado com uma eGPU e um notebook ultrafino, temos uma performance que varia bastante.
*A venda dos produtos indicados nesta página pode gerar comissão para o Adrenaline.
- Categorias
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Entre no grupo e aproveite as promoções