Índice do Artigo

Deu ruim

MouseTrap de Rainbow Six: Siege acaba com o uso do XIM no jogo

Criadores do dispositivo afirmam que ele não está mais funcionando no game de tiro da Ubisoft

MouseTrap Rainbow Six Siege acaba uso XIM
Créditos: Divulgação/XIM Technologies

Criado como um adaptador de controles multiplataforma, o XIM acabou sendo usado como uma ferramenta para que muitos trapaceassem em jogos online. No entanto, segundo a fabricante do dispositivo, isso não vai mais ser possível em Rainbow Six: Siege graças ao novo recurso MouseTrap desenvolvido pela Ubisoft.

A nova solução criada pela empresa passou a detectar e bloquear o uso de qualquer hardware que possa trazer vantagens a um jogador em específico. Enquanto o XIM não foi criado com esse objetivo, o fato de ele permitir usar teclado e mouse nos consoles — e uma série de macros — fez com que ele se tornasse popular entre trapaceiros.

Em uma mensagem publicada nos fóruns do dispositivo, a empresa responsável por ele afirma que chegou a trabalhar em um patch para burlar as novas proteções de Rainbow Six: Siege. No entanto, eles admitiram que não foram bem-sucedidos em suas tentativas, o que impede que o produto continue sendo usado nas versões do jogo para consoles de mesa.

Indústria dos games intensifica luta contra o XIM

Antes de a Ubisoft estrear o MouseTrap, ela já havia tomado medidas para tentar diminuir o uso do XIM em seus games. Uma atualização lançada no começo do ano trazia um lag de input intencional para quem estava usando o dispositivo — tentativa de fazer com que seus usuários passassem a ter desvantagens claras em uma partida.

Foto: Divulgação/Ubisoft

Empresas como a Bungie e a Activision também estão tomando medidas semelhantes contra o dispositivo e o principal concorrentes dele, o Cronus. Em todos os casos, elas argumentam que os acessórios estão sendo usados como forma de burlar as experiências de jogo que haviam sido criadas por seus designers.

Enquanto Rainbow Six: Siege simplesmente impede que dispositivos conectados ao XIM funcionem corretamente, a série Call of Duty vai tomar medidas mais extremas. Segundo a Activision, jogadores que forem pegos usando o dispositivo, mesmo que por questões de acessibilidade, podem acabar tendo suas contas banidas automaticamente de jogos como Modern Warfare 2 e Warzone 2.0.

Fonte: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções