Índice do Artigo

com algumas gambiarras

Modder cria PS1 portátil com placa-mãe "dobrada como livro"

Criado com hardware original do PS1, a modificação precisou adaptar a placa-mãe para caber em um espaço tão pequeno

PS1 Portátil
Créditos: Twitter/YveltalGriffin

O mercado de PCs portáteis tem recebido inúmeras opções de diferentes fabricantes, mas nenhuma é como o “PS Hanami”, um mod que transforma o primeiro PlayStation em um portátil. O projeto teve que encolher bastante o hardware do PS1 com algumas gambiarras e até uns probleminhas no resultado final.

A criação é do modder norte-americano YveltalGriffin que, resumidamente, cortou a placa-mãe do PS1 pela metade, “dobrou como um livro” e refez as conexões. Ou seja, hardware original rodando jogos nativamente, nada de emulação.

Segundo o criador, ao invés do leitor de CD, que não existe por falta de espaço no projeto, ele usa um cartão de memória microSD de 16 GB, que permite “saves ilimitados”. Considerando que o tamanho médio de um jogo de PS1 é de cerca de 500 MB (alguns RPGs passam de gigabytes), cabe algumas poucas dezenas de jogos de uma vez.

Outra mudança em relação ao console original, é que o modder usa um upscaler, criado por ele mesmo, que entrega resolução 480p (VGA). Outra mudança significativa são os alto falantes estéreo.

Desvantagens do PS1 portátil

Os pontos negativos do PS1 portátil, segundo seu criador, é que ele não conta com os analógicos, não é possível controlar o volume do som, LED indicador de energia e botão de reset não estão ligados, não existe heatsink, o que leva ao superaquecimento do aparelho.

O gadget em si mede 18 cm de comprimento, 9 cm de altura e 3 cm de largura e conta com uma tela de 5 polegadas LCD com a resolução de 640×480. O PCB do projeto, inclusive, foi feito para caber atrás desta tela. A bateria tem duração de 2 horas e meia.

Se você é entusiasta de hardware, pode acompanhar todo o processo da criação do projeto neste link, onde o modder mostra como ele cortou a placa-mãe ao meio, refez as conexões e colocou os PCBs um embaixo do outro para caber no portátil.

Sabemos que qualquer PC portátil de hoje, como o ASUS Rog Ally, MSI Claw, Lenovo Legion Go e até o Steam Deck conseguem rodar emulador de PS1, rodando os jogos em uma qualidade bastante superior por conta das diversas modificações que esses emuladores trazem, principalmente em upscaling de imagem atualmente.

Mas nada disso é como a experiência original (ou quase) que o PS1 portátil se propõe a entregar, mesmo com as limitações citadas.

Via: VGC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções