Índice do Artigo

Que massa!

Primeiro PC do mundo é redescoberto por acaso após quase 50 anos

Computadores históricos, antes considerados relíquias perdidas, são encontrados durante limpeza de casa no Reino Unido

PC Q1
Créditos: Divulgação/Just Clear

Dois exemplares muito raros do Q1, um dos primeiros computadores pessoais (PC) do mundo, foram redescobertos de forma inesperada no Reino Unido. Os equipamentos foram encontrados por funcionários de uma empresa de limpeza, e a descoberta elevou para três o número conhecido de unidades sobreviventes no planeta.

A empresa Just Clear estava limpando uma propriedade quando encontrou os dois Q1s enterrados sob diversas caixas. Brendan O’Shea, fundador da Just Clear, revelou que nem ele, nem seus funcionários sabiam a importância do que acabaram de encontrar.

Após consultas com especialistas, O’Shea entendeu que tinha em mãos peças históricas: os primeiros computadores desktop totalmente integrados e alimentados por um único microprocessador de chip.

Homem recebe par de sapatos em caixa de GeForce RTX 3060 Ti

Q1: Um dos primeiros PCs da história

O Q1, fabricado pela americana Q1 Corporation em 1972, possuía design moderno para a época, tela de plasma e é considerado o precursor dos atuais computadores pessoais. Sua relevância se deve ao fato de ele usar apenas um chip (o Intel 8008) – inovação inédita, já que todos os computadores existentes até então dependiam de microprocessadores de vários chips.

Não existiriam PCs, Macs, nem smartphones sem a Q1 Corporation“, ressaltou Paul Neve, professor de computação da Kingston University no Reino Unido. “Os pioneiros das décadas de 1970 e 1980 lançaram as bases para o ‘dispositivo para tudo’ de hoje – o computador moderno, onipresente na vida cotidiana.

Bullying em jogos online passa a ser crime no Brasil

Os dois computadores foram exibidos temporariamente em uma exposição da Kingston University intitulada “Criando o Dispositivo para Tudo: Mostrando as máquinas que construíram o futuro“.

Ao lado deles, outras máquinas essenciais para a história da computação, como o ZX Spectrum e o BBC Micro. Acredita-se que as duas unidades do Q1 podem acabar sendo leiloadas, a menos que um museu ou colecionador se manifeste para comprá-las diretamente.

Fonte: LiveScience

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções