Índice do Artigo

Nvidia

RTX 3080 de 20GB realmente existiu e foi vendida diretamente para mineradores

RTX 3080 de 20GB realmente existiu e foi vendida diretamente para mineradores
Créditos: Reprodução/hongxing2020

Alvo de muitos rumores e vazamentos, a GPU RTX 3080 com 20 GB de memória pode nunca ter chegado oficialmente ao público consumidor em geral, mas isso não significa que ela não existiu. Imagens publicadas pelo usuário do Twitter conhecido como @hongxing2020 mostram detalhes de um modelo fabricado pela MSI, que está sendo vendido em um lote de 100 unidades.

Os componentes usados têm preços que variam entre US$ 432 e US$ 573 e podem ter sido empregados em estruturas dedicadas à mineração de criptomoedas. Com a desvalorização de ativos digitais como o Ethereum e o Bitcoin, os donos dos componentes teriam os colocado no mercado de usados como forma de tentar reaver ao menos parte de seus investimentos.

Entre os indícios que mostram que a MSI negociou as placas gráficas diretamente com mineradores está o fato de que nenhuma das RTX 3080 de 20 GB possui limitadores em suas hash rates. Enquanto os benefícios que uma quantidade maior de memória traria para games ainda são incertos, essa característica torna as GPUs ainda mais eficientes nos processos de mineração.

Modelos usados não são um bom investimento

Embora possa parecer tentador investir nas placas gráficas usadas, na prática a história deve se mostrar um tanto diferente. Como o modelo não foi lançado oficialmente pela NVIDIA, isso significa que elas não possuem suporte aos drivers oficiais desenvolvidos pela fabricante, o que deve dificultar seu uso em tarefas cotidianas.

Além disso, os modelos da RTX 3080 com 12 GB de memória, disponíveis há certo tempo nas lojas, trazem mais núcleos de processamento e um bus de memória ampliado — o que faz do modelo de 20 GB um downgrade em comparação. Para completar, são raros os jogos que vão conseguir se aproveitar de uma disponibilidade tão grande de memória, que acabaria não sendo totalmente aproveitada.

A mera existência do modelo é prova do poder que o mercado de criptomoedas tem sobre o segmento de placas gráficas, fazendo com que fabricantes produzam modelos específicos para a tarefa de mineração. Embora a NVIDIA não reconheça isso oficialmente, fato é que a desvalorização recente de ativos digitais é uma das maiores responsáveis pelas quedas no segmento de games que ela registrou no último trimestre comercial.

Via: PC Gamer, Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções