Índice do Artigo

A concorrência aperta

Samsung prepara chips de 2 nm e 1.4 nm para 2025

A Samsung está negociando a venda de chips 2 nm e 1.4 nm para a partir do ano de 2025, garantindo um espaço na grande corrida deste processo

Samsung
Créditos: Divulgação

A Samsung está levando a disputa por processos menores para a produção de chips tão a sério quanto a Intel e a TSMC, discutindo o assunto com grandes fabricantes para acertar a venda dos 2 nm e 1.4 nm, sendo a primeira prevista para o ano de 2025. A empresa esteve presente na Semiconductor Expo 2023, no COEX – localizado na Coréia do Sul, e já está tentando conquistar um espaço maior dentro desta indústria.

O chefe da divisão tecnológica da corporação, Jeong Ki-tae afirma que a previsão é alcançar métodos mais avançados em dois anos. “Enquanto o processo GAA (gate-all-around) é uma tecnologia que vai durar nos próximos anos, é difícil de encontrar qualquer aprimoramentos dentro da tecnologia FinFET. Estamos em discussões com grandes compradores para os futuros processos, como o 2-nano e o 1.4-nano”.

De acordo com as previsões da Samsung Foundry, enquanto o 2 nm está programado para chegar no ano de 2025, devemos ver o 1.4 nm apenas em 2027. A intenção é trazer um processo estável para a produção dos chips, com Ki-tae afirmando que não é nada simples atingir este patamar – ele revela que eles têm de construir uma boa relação com o mercado, trabalhando com seus parceiros comerciais como se estivessem “em um casamento”.

Estados Unidos
TSMC

A grande disputa que a Samsung está inserida

Além da própria Samsung Foundry, a TSMC também é uma das únicas que já trabalha com o processo 3 nm e garante que continuará na liderança do mercado nos próximos anos. Apesar de seu acordo de exclusividade com a Apple, sua rival não consegue vender os chips para as demais por conta dos acordos que já foram acertados previamente. Porém, isso é algo que pode mudar no futuro – principalmente pelo método ganhar um portfólio de peso, o Exynos 2500 e provavelmente o Snapdragon 8 Gen 4 em 2024.

A Intel segue nesta concorrência, afirmando que ganhará ainda mais espaço nos próximos anos e garantindo que trará o processo 1.8 nm ainda no fim do próximo ano. Enquanto a Samsung permanece avançando em direção de abocanhar mais deste mercado, a TSMC garante que não está preocupada com a “corrida”, mas sim com trazer seus chips com uma boa estabilidade de energia e mantendo a sua confiabilidade dentro do mercado.

Fonte: SamMobile

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções