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Os avanços vêm

Comparativo mostra ganhos expressivos de performance na Unreal Engine 5.7

Nova versão da Unreal Engine 5 aproveita melhor os recursos da GPU e oferece mais estabilidade na taxa de frames

Logo da UE 5.7
Créditos: Epic Games

A otimização de jogos na Unreal Engine 5 tem se mostrado um desafio desde seu lançamento, então não é à toa que a Epic Games tem se dedicado em melhorar o desempenho do motor gráfico a cada nova versão. E parece que a atualização mais recente mostrou melhoras consideráveis para a engine.

O canal MxBenchmarkPC montou um comparativo da Unreal Engine 5.7 em relação à versão 5.4 do motor gráfico, usando a tech demo fotorrealista Venice, da Scans Factory, para mostrar as diferenças.

Os testes foram conduzidos num sistema com Core i7-14700F como processador e uma RTX 5080 como placa de vídeo. Na parte de GPU, o canal afirma que viu melhorias de performance na Unreal Engine 5.7 chegando até 25%, dependendo da cena, em relação à versão 5.4.

O MxBenchmarkPC também ressalta que o uso de energia da GPU aumento, mas isso não é, necessariamente, uma desvantagem. Na verdade, pode ser indicativo de que a engine está aproveitando melhor os recursos da placa de vídeo, e por isso puxa mais energia.

Comparativo da Unreal Engine 5.7 com versão 5.4
Fonte: MxBenchmarkPC

Indo para o processador, as melhorias de performance da Unreal Engine 5.7 na tech demo podem chegar na ordem dos 35%. Nessa parte temos taxas de frames mais estáveis em todas as cenas, diminuindo engasgos no geral.

Unreal Engine 5.7 também traz melhorias para Lumen

O canal ressalta ainda melhorias para os efeitos de iluminação do recurso Lumen, que fez sua estreia na Unreal Engine 5.

“Em termos de qualidade de imagem, a UE 5.7 oferece iluminação Lumen mais estável e precisa , e especialmente melhor qualidade em reflexos Lumen (com mais performance, ao mesmo tempo).”

Imagem de divulgação da Unreal Engine 5.7
Fonte: Epic Games

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O WCCFTech, no entanto, destaca que não houve grande avanço na redução de ruídos nativa do Lumen na Unreal Engine 5.7, e soluções como Ray Reconstruction da NVIDIA continuam sendo uma opção melhor nessa área.

Como estamos falando de uma nova versão de um motor gráfico, ainda vai um tempo para vermos essas melhorias sendo refletidas nos jogos que usam a engine.

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