Índice do Artigo

Formatar Disco nunca Mudou

Windows tem recurso esquecido e sem atualização por 30 anos

A tradicional caixa de diálogo Formatar Disco do Windows é um recurso temporário, que funciona igual até hoje pois a Microsoft nunca o atualizou

Recurso esquecido do Windows
Créditos: Microsoft/Copilot

Há 30 anos atrás, o ex-desenvolvedor da Microsoft, Dave Plummer, criou o recurso Formatar Disco de forma temporária no Windows. A caixa de diálogo foi esquecida pela Microsoft, nunca recebeu atualizações e continua funcionando igual até hoje.

Dave Plummer contou a história no X. Ele afirma que durante os anos 90, a equipe da Microsoft precisava de uma caixa de diálogo temporária. Foi então que ele montou rapidamente o Formatar Disco do Windows (e você provavelmente também já a viu). Curiosamente, a Microsoft “esqueceu” de atualizar o recurso do Windows e ele está assim até hoje.

Nós estávamos fazendo o port de zilhões de códigos da interface do usuário do Windows 95 para o NT e o Formatar era uma dessas áreas onde o NT era bem diferente do Windows 95, então tivemos que criar uma UI customizada

Dave Plummer – X
https://twitter.com/davepl1968/status/1772042158046146792

Recurso Formatar do Windows foi criado como algo temporário e ficou do jeito que está

Plummer afirma que criou a caixa de diálogo temporária do Formatar Disco, como recurso temporário do Windows até a “UI oficial chegarPassou 30 anos desde que ele juntou às pressas umas linhas de código e a caixa continua exatamente a mesma.

Enquanto o novo responsável pela divisão Windows assume sua posição na Microsoft, o Windows 11 continua recebendo atualizações. Pelo visto, a companhia não tem intenção de alterar a criação de Dave Plummer e o recurso Formatar do Windows vai continuar com o mesmo design.

O modelo funciona e está em uso no Windows 11, então será que existe algum motivo para modifica-lo? Vai ser bem estranho ver a Microsoft modificar o recurso Formatar Disco do Windows agora que Dave revelou que o modelo era apenas uma solução temporária.

Outra curiosidade interessante é que o limite de 32 GB do FAT foi “uma decisão arbitrária que segue como um efeito colateral até hoje“. Apesar do formato suportar volumes de até 2 TB, Dave simplesmente escolheu 32 GB (pois era algo temporário). Como a Microsoft nunca atualizou as linhas de código, a restrição continua até hoje.

A Microsoft provavelmente não vai alterar o recurso do Windows tão cedo, afinal já passaram 30 anos. Também não é a alteração da opção Formatar que fará os usuários a fazer o upgrade para o Windows 11. De qualquer forma, é interessante saber que algo tão comum no SO, era apenas uma solução temporária.

Fonte: X, The Verge

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções